SÃO PAULO (Reuters) – A Agribrasil reportou nesta quinta-feira uma redução de 60,6% no lucro líquido de 2021 ante 2020, para 9,12 milhões de reais, com a companhia que comercializa principalmente milho sofrendo o impacto da quebra de safra do cereal no país.

Mas o cenário é mais favorável para 2022, uma vez que há expectativa de aumento na produção de milho, cujo plantio está se desenvolvendo.

“Com certeza (o cenário é melhor), fazemos 70% de milho, e a safra crescendo de 86 para 115-120 (milhões de toneladas), isso nos beneficia muito”, afirmou o CEO da companhia, Frederico Humberg, à Reuters.

A safra brasileira do ano passado foi marcada pela grande quebra do milho, com uma redução da produção de 26 milhões de toneladas, diminuindo o volume de exportação em 15 milhões de toneladas, ou 40% do volume exportado, notou a Agribrasil em relatório.

Embora a menor oferta de milho tenha impactado negativamente resultados de “curtíssimo prazo”, trouxe efeitos “muito positivos para o futuro”: o aumento de preços motivou produtores a expandirem áreas plantadas do grão e a investirem ainda mais nas lavouras, destacou a empresa.

“A perspectiva para 2022 é de que vamos observar a maior safra de todos os tempos e exportação recorde: cerca de 40 milhões de toneladas, ou 100% de crescimento anual…”, afirmou.

Em 2021, apesar da quebra de safra de milho, a Agribrasil aumentou o volume faturado em 8,7% ante 2020, para 1,25 milhão de toneladas, sendo quase 900 mil toneladas de milho e 346,5 mil de soja.

A empresa ainda comercializou uma maior parte da originação no mercado interno, elevando o total para 312,4 mil toneladas, versus apenas 80 mil em 2020 –mas grande maioria dos negócios foi para exportação, ou 934 mil toneladas.

A receita líquida da companhia cresceu quase 60% em 2021, para 2,18 bilhão de reais.

Os negócios da Agribrasil deverão ser reforçados pela conclusão, em fevereiro deste ano, da compra de participação majoritária do Terminal Santa Catarina e da WRC Operadores Portuários.

Além disso, a companhia anunciou neste mês a aquisição de equipamentos e tecnologia para constituição da subsidiária Humberg Agribrasil Bioenergia, que deverá construir uma usina de etanol de milho em Mato Grosso.

(Por Roberto Samora)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2E0ZR-BASEIMAGE