Julgamento de Suu Kyi por junta militar em Mianmar começa nesta segunda

O julgamento da líder destituída de Mianmar, Aung San Suu Kyi, terá seu primeiro depoimento em um tribunal da junta nesta segunda-feira (14), mais de quatro meses após um golpe militar.

Protestos quase diários abalaram Mianmar desde que o golpe dos generais removeu seu governo em fevereiro, encerrando uma experiência de dez anos com a democracia.

A revolta em massa foi recebida com uma repressão militar brutal que matou mais de 850 pessoas, de acordo com um grupo de monitoramento local.

A junta reuniu uma série diversa de acusações contra a ganhadora do Nobel, que vai desde a aceitação ilegal de 11 quilos de ouro até a quebra de uma lei de sigilo da era colonial.

Na segunda-feira, sua equipe de defesa vai interrogar testemunhas sobre as acusações de que ela importou indevidamente walkie-talkies e desrespeitou as restrições do coronavírus durante as eleições do ano passado, vencidas de forma esmagadora por seu partido Liga Nacional pela Democracia (NLD).

Seus advogados – que tiveram permissão para se encontrar com ela apenas duas vezes desde que ela foi colocada em prisão domiciliar – disseram que esperam que o julgamento termine em 26 de julho. As audiências do caso ocorrerão todas as segundas-feiras.

Se condenada por todas as acusações, Suu Kyi, de 75 anos, pode pegar mais de uma década de prisão.

Um processo separado está programado para começar em 15 de junho, no qual ela é acusada de sedição ao lado do presidente deposto Win Myint e outro membro sênior da NLD.

– Ícone enclausurada –

Suu Kyi passou mais de 15 anos em prisão domiciliar durante o governo da junta militar anterior, até sua libertação em 2010.

Seu status internacional diminuiu após uma onda de violência militar contra a comunidade muçulmana marginalizada Rohingya, no país de maioria budista, mas o golpe devolveu a Suu Kyi o papel de ícone enclausurada da democracia.

Na quinta-feira, ela recebeu outras acusações de corrupção, de que ela teria aceitado ilegalmente 600 mil dólares em dinheiro e cerca de 11 quilos de ouro.

Seu advogado Khin Maung Zaw classificou as novas acusações como “absurdas”. “Há um pano de fundo político inegável para mantê-la fora de cena no país e manchar seu prestígio”, afirmou ele à AFP na semana passada.

Mianmar mergulhou em uma “catástrofe de direitos humanos” desde o golpe, disse a chefe de direitos da ONU, Michelle Bachelet, na sexta-feira, acrescentando que a liderança militar foi “unicamente responsável” pela crise.

Bachelet também criticou as detenções generalizadas de ativistas, jornalistas e opositores do regime no país, citando fontes confiáveis que afirmam que pelo menos 4.804 pessoas continuam presas arbitrariamente.

O líder da junta, Min Aung Hlaing, justificou sua tomada de poder com uma suposta fraude eleitoral na votação de novembro.

A junta afirmou que faria novas eleições dentro de dois anos, mas também ameaçou dissolver a NLD.

Brasil abre Copa América com boa vitória sobre a Venezuela

O Estádio Mané Garrincha, em Brasília, foi palco na noite deste domingo (13) da estreia da seleção brasileira na Copa América de 2021. A equipe nacional fez 3 a 0 na Venezuela pela abertura do Grupo A. Os gols foram marcados pelo zagueiro Marquinhos e pelos atacantes Neymar e Gabriel Barbosa.

Com o resultado, o time verde e amarelo somou os primeiros três pontos e lidera a chave. Ainda neste domingo, às 21h (horário de Brasília), Colômbia e Equador se enfrentam no mesmo grupo na Arena Pantanal. O Peru é o quinto time da chave brasileira e folga nesta rodada inaugural.

A vitória da #SeleçãoBrasileira na estreia da CONMEBOL @CopaAmerica em fotos! Grande resultado para começar a competição com o pé direito.

Fotos: @lucasfigfoto / CBF pic.twitter.com/5jDbrmVRlu

— CBF Futebol (@CBF_Futebol) June 13, 2021

Antes do início da partida, ocorreu um rápido cerimonial para abertura da competição. Alguns profissionais da saúde levaram a taça da Copa América até o centro do gramado do Mané Garrincha e o telão do estádio passou imagens alusivas às 10 equipes que participam do torneio e foi organizado um show de fogos de artifício que tomou conta do céu da capital federal.

️⚽ O céu de Brasília, testemunha do início do torneio mais antigo do continente .#CopaAmerica #VibraOContinente

️⚽ El cielo de Brasilia, testigo del inicio del torneo más antiguo del continente .#VibraElContinente pic.twitter.com/3LaazXyvny

— Copa América (@CopaAmerica) June 13, 2021

Com a bola rolando, a primeira partida da Copa América dessa temporada foi totalmente dominada pelo Brasil. Aos sete, quase Richarlison abriu o placar depois de cobrança de escanteio de Neymar. Aos nove, a mesma dupla esteve em ação. Neymar deu um belo lançamento para Richarlison que não conseguiu dominar. Aos 10, Éder Militão por muito pouco não abriu o placar de cabeça. Aos 22, finalmente as redes venezuelanas balançaram. Neymar bateu o escanteio da esquerda e o zagueiro Marquinhos aproveitou o bate e rebate na área para fazer o primeiro gol. Aos 25, Richarlison marcou, mas estava impedido. Aos 29, Neymar fez boa jogada e finalizou rasteiro. A bola passou raspando a trave direita do gol de Graterol.

#CopaAmérica @marquinhos_m5 ❤️

Brasil Venezuela #VibraElContinente #VibraOContinente pic.twitter.com/eOqexje4Gq

— Copa América (@CopaAmerica) June 13, 2021

Na etapa final, o técnico Tite fez duas mudanças, colocando Everton Ribeiro no lugar do Lucas Paquetá e Alex Sandro no lugar de Renan Lodi, e a seleção marcou mais dois gols. Aos 16, o lateral-direito Danilo armou boa jogada e foi derrubado na área. Neymar deslocou o goleiro rival e fez mais um.

NEY TÁ ON!

Goleiro para um lado, bola para o outro e mais um gol do nosso camisa 10

2×0 | #BRAxVEN #VibraoContinente

Foto: Lucas Figueiredo / CBF pic.twitter.com/CwziSXEaOQ

— CBF Futebol (@CBF_Futebol) June 13, 2021

Depois, sem forçar muito o ritmo e com Gabriel Barbosa no lugar de Richarlison, Vinícius Júnior na vaga de Gabriel Jesus e Fabinho no lugar de Fred, saiu o terceiro gol aos 43 minutos. Neymar recebeu belo passe de Alex Sandro, driblou o goleiro e largou Gabriel Barbosa sozinho na frente do gol. O atleta do Flamengo empurrou com o peito para o fundo das redes.

GOOOOOOOOOL DO BRASIL! Gabi faz o terceiro da #SeleçãoBrasileira!

3×0 | #BRAxVEN #VibraOContinente pic.twitter.com/rwRh8boIpb

— CBF Futebol (@CBF_Futebol) June 13, 2021

A seleção volta a jogar na quinta-feira (17) contra o Peru no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (14) acontecerão os primeiros dois jogos do grupo A. Argentina e Chile se enfrentam no Nilton Santos, a partir das 18h, e, no Estádio Olímpico de Goiânia, Paraguai e Bolívia se enfrentam a partir das 21h.

Brasil derrota Venezuela por 3 x 0 na abertura da Copa América

(Reuters) – A seleção brasileira abriu a Copa América de 2021 com uma vitória tranquila por 3 x 0 sobre a Venezuela, neste domingo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, com gols de Marquinhos, Neymar e Gabriel.

Atual campeão da Copa América, em título conquistado há dois anos em casa, o Brasil não teve dificuldades para bater a Venezuela, desfalcada de oito jogadores que testaram positivo para Covid-19 na véspera da partida em Brasília. Membros da delegação venezuelana também tiveram teste positivo para a doença e estão isolados no hotel.

O Brasil foi anunciado como sede da Copa América de última hora, após as desistências de Colômbia e Argentina. Os jogos serão disputados sem torcida e com protocolos sanitários que incluem a realização de testes das delegações a cada 48h e isolamento de atletas e comissões técnicas nos hotéis das cidades.

Em campo, a seleção teve boas chances com Richarlison e Militão até que abriu o placar aos 23 minutos, quando Neymar cobrou escanteio da esquerda, Richarlison desviou e Marquinhos completou para o gol. Logo depois, Richarlison teve um gol anulado por impedimento e em outro lance Neymar chutou com perigo após jogada individual dentro da área. Nos últimos minutos do primeiro tempo, o Brasil diminuiu o ritmo e pouco criou.

Na segunda etapa, a seleção ampliou aos 19, em pênalti sofrido por Danilo e cobrado por Neymar, que quase marcou mais um depois de uma arrancada, mas seu chute acabou desviado para escanteio. Gabriel fez 3 x 0 ao completar de peito cruzamento de Neymar aos 44 minutos.

“A gente sabia que ia encontrar uma Venezuela fechada, que ia dificultar bastante o nosso jogo, mas graças a Deus a gente conseguiu abrir o resultado no primeiro tempo e foi o que ajudou a gente”, disse o zagueiro Marquinhos, autor do primeiro gol. “A gente sabe o quanto é importante marcar gols também, principalmente num jogo como esse, que o primeiro gol é muito importante para desbloquear um pouco o jogo e fazer com que a equipe adversária saia um pouco mais.”

O próximo confronto do Brasil será na quinta-feira, no Rio de Janeiro, diante do Peru, vice-campeão em 2019.

A Copa América seria disputada originalmente em 2020, mas acabou adiada em um ano por conta da pandemia. Seria também jogada em duas sedes pela primeira vez na história, na Colômbia e na Argentina. No entanto, foi retirada da Colômbia em maio devido à crescente tensão social com protestos contra o governo, enquanto a Argentina deixou a organização do torneio por causa da pandemia.

O Brasil aceitou receber a competição mesmo sendo o país com o segundo maior número de mortes por Covid-19, 486.272 em números atualizados pelo Ministério da Saúde até sábado. Além de Brasília, as cidades de Goiânia, Cuiabá e Rio de Janeiro vão sediar jogos da Copa América, disputada por 10 seleções sul-americanas divididas em dois grupos. A final vai ocorrer em 10 de julho no Maracanã.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5C0FY-BASEIMAGE

Brasil erra bastante e perde na Copa América de Basquete feminino

Na tarde deste domingo (13), a seleção feminina de basquete perdeu os 100% de aproveitamento na Copa América da modalidade. Depois de duas vitórias, o time nacional foi superado pelo Canadá por 71 a 67. Com o resultado, o algoz verde e amarelo assumiu a liderança da chave A do torneio disputado em San Juan, Porto Rico.

A equipe do técnico José Neto volta a jogar nesta segunda (14) para enfrentar as Ilhas Virgens, a partir das 16h10, e fechar a fase de grupos. Mesmo classificado para a próxima fase do torneio, o time nacional precisa da vitória para garantir 2ª posição.

Em jogo equilibrado, o Brasil foi derrotado pelo Canadá por 71 a 67 pela terceira rodada da @americupw e agora encara Ilhas Virgens no fechamento da primeira fase do torneio continental!

Clarissa – 21pts e 11reb
Tainá – 15pts
Érika – 8pts e 11reb
Patty – 10pts pic.twitter.com/MVC8XiC8Zs

— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) June 13, 2021

No jogo deste domingo, o principal destaque brasileiro foi Clarissa que marcou 21 pontos e conseguiu 11 rebotes. Tainá teve 15 pontos. Érika ficou com oito pontos e 11 rebotes. Patty marcou 10 pontos. Apesar da derrota, a seleção verde e amarela fez uma boa partida. Na volta do intervalo, o time conseguiu reverter uma desvantagem de oito pontos para acabar o terceiro quarto na frente do placar por um ponto. Mas, na última parcial, as brasileiras forçaram muito o jogo e acabaram errando vários lances. Por isso, as norte-americanas conseguiram se recuperar e sair com a vitória.

O torneio oferece quatro vagas no Pré-Mundial de 2022 para as 10 equipes participantes.

Brasil vê média diária de vítimas da covid-19 voltar a se aproximar de 2 mil

A média diária de mortes causadas por covid-19 no Brasil voltou a se aproximar de 2 mil neste domingo, 13. Dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa mostram que o número ficou em 1.997, o maior em 34 dias e uma alta de 8% em relação há 14 dias.

Essa média leva em consideração registros dos últimos sete dias para eliminar variações presentes nos dados diários. Com ela, é possível entender com maior precisão a tendência da curva de mortes no Brasil, que ao longo do último mês vinha sendo de queda, o que foi interrompido nos últimos dias.

Nas últimas 24 horas, o País registrou 1.118 novas vítimas da pandemia. No total, o número de óbitos chegou a 487.476. Em relação aos casos confirmados, o número deste domingo ficou em 36.998, fazendo o total chegar a 17.413.996. A média de novos casos ficou em 66.842, 10% maior na comparação com duas semanas atrás.

Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 15.794.548 pessoas recuperadas da doença e 1.130.817 em recuperação.

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde 8 de junho do ano passado, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.

Trudeau parabeniza o novo primeiro-ministro israelense Bennett

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, enviou neste domingo (13) seus cumprimentos ao novo chefe do governo israelense Naftali Bennett, dizendo que espera trabalhar com ele.

“Canadá e Israel são amigos próximos unidos por valores democráticos compartilhados, uma longa história de cooperação e vibrantes laços entre os povos”, afirmou Trudeau em um comunicado divulgado por seu gabinete.

O primeiro-ministro reiterou que Ottawa “permanece firme em seu compromisso com uma solução de dois Estados, com israelenses e palestinos vivendo em paz, segurança e dignidade – sem medo e com seus direitos humanos respeitados”.

Ele também agradeceu ao ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que esteve no poder por 12 anos até ser derrotado neste domingo, “por sua valiosa parceria ao longo dos anos, em um momento em que Canadá e Israel conseguiram muito juntos”.

Um nacionalista judeu de direita e ex-magnata da tecnologia, Bennett está assumindo o comando de um governo israelense formado por uma coalizão de oito partidos, unidos apenas por seu desprezo por Netanyahu, de extrema direita.

Redução mundial de armas nucleares desascelera

O declínio das armas nucleares em todo o mundo desde o fim da Guerra Fria sofreu uma desaceleração em 2020, conforme as potências atômicas se modernizaram e, em alguns casos, expandiram seus arsenais, de acordo com um relatório divulgado nesta segunda-feira (domingo, 13, no Brasil).

No início de 2021, as nove nações equipadas com “a bomba” (Rússia, Estados Unidos, Reino Unido, França, China, Índia, Paquistão, Israel e Coréia do Norte) tinham 13.080 armas nucleares, 320 a menos do que no início de 2020, segundo cálculos do Instituto Internacional de Pesquisas para a Paz de Estocolmo (Sipri).

O número, porém, inclui ogivas que aguardam a desmontagem. Se forem descartadas, o estoque de armas nucleares aumentou de 9.380 para 9.620 no período.

A quantidade de armas nucleares efetivamente implantadas em mísseis ou dentro das forças operacionais também aumentou, subindo em 105 unidades em um ano, para 3.825 ogivas. Das quais 2.000 estão em “estado de alerta operacional elevado”, ou seja, podem ser lançados em poucos minutos.

Desde seu ponto mais alto em 1986 (mais de 70.000 ogivas), o número de armas atômicas caiu drasticamente, baixando por exemplo de 22.600 unidades em 2010 (das quais cerca de 7.500 estavam operacionais na época), de acordo com dados do Sipri. O total de 2021 é aparentemente o mais baixo desde o final dos anos 1950.

Mas “as reduções nos arsenais nucleares, às quais estamos acostumados desde o fim da Guerra Fria, parecem fazer uma pausa”, afirmou Hans Kristensen, pesquisador do Sipri, à AFP.

“Estamos observando programas de modernização nuclear muito importantes em todo o mundo e em todos os Estados que possuem armas nucleares”, destacou ele, com “um aumento significativo das armas nucleares em suas estratégias militares”.

Essa tendência é observada tanto na Rússia quanto nos Estados Unidos, que têm mais de 90% das armas nucleares do planeta: 6.255 (-120) e 5.550 (-250), respectivamente, segundo o Sipri.

Embora ambas as potências tenham continuado com o desmantelamento de ogivas que não estavam mais operacionais, no início de 2021 elas tinham cerca de 50 a mais em “implantação operacional” do que no ano anterior.

O tratado assinado entre Moscou e Washington, o “New START” – que visa manter seus arsenais nucleares abaixo do nível da Guerra Fria – foi prorrogado no último minuto por cinco anos, no começo deste ano.

– Preocupações –

Essa extensão é importante “para criar estabilidade”, enfatizou Kristensen, considerando que outros acordos, como o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF), expiraram nos últimos anos.

Porém, o novo governo Biden “indica muito claramente que continuará com a maior parte do programa de modernização nuclear que estava em andamento durante os anos Trump”, apontou o pesquisador.

De acordo com um relatório da Campanha Internacional pela Abolição das Armas Nucleares (ICAN) publicado no início de junho, as potências atômicas destinaram 72 bilhões de dólares a seus arsenais em 2020, um aumento de 1,4 bilhão.

Pelos cálculos do Sipri, a China tinha 350 ogivas nucleares (+30) no começo de 2021, superando as 290 da França (estável), 225 do Reino Unido (+10), 165 do Paquistão (+5), 156 da Índia (+6) e 90 de Israel (estável).

Em relação à última potência nuclear até o momento, a Coreia do Norte, o instituto de pesquisa sueco acredita que o país poderia construir de 40 a 50 ogivas com o material físsil produzido pelo regime, mas que seu número real permanece “muito impreciso”.

Em agosto, os membros do Tratado de Não Proliferação (TNP), que reúne a maioria dos países do mundo, devem se reunir em Nova York para uma revisão quinquenal.

Vôlei: Seleção feminina sofre, mas derrota Alemanha na Liga das Nações

Neste domingo (13), o Brasil venceu mais uma partida na Liga das Nações. Contra a Alemanha, o time nacional fez 3 sets a 1 (22/25, 25/17, 25/21 e 25/22) e chegou a nove vitórias em 11 jogos na competição disputada em Rimini, na Itália.

#LigaDasNações #VNL
Seleção feminina derrota a Alemanha e chega a nove vitórias – https://t.co/UYmbawvUA5

: @volleyballworld pic.twitter.com/4eCQ28VlN3

— CBV (@volei) June 13, 2021

“A gente sabia que seria um jogo difícil. Brasil x Alemanha é sempre uma rivalidade, independentemente do esporte, inclusive. A gente tinha perdido alguns jogos para elas, então a gente estava com elas um pouquinho entaladas. Foi um jogo muito bom. A gente está buscando uma evolução no nosso sistema defensivo e acho que a cada jogo a gente está conseguindo fazer isso de uma melhor forma”, afirmou a central Bia, que anotou 12 pontos neste domingo, à assessoria da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). A maior pontuadora da partida foi a ponteira Gabi, com 21 acertos.

#LigaDasNações #VNL
Dá uma olhada nesse ponto para ter ideia de como a vitória sobre a Alemanha foi emocionante!

Ponto da @GuimaraesGabi10, com levantamento da Carol! https://t.co/56bVom9rDw

— CBV (@volei) June 13, 2021

Com o resultado deste domingo, a seleção feminina mantém a vice-liderança com 28 pontos. Os Estados Unidos, que venceram suas 11 partidas, somam 33 pontos e estão na liderança. A Turquia, também com nove triunfos, aparece na terceira posição, com 24 pontos. Cada equipe disputa 15 jogos na fase classificatória, com as quatro melhores passando para as semifinais.

A equipe comandada por José Roberto Guimarães volta a jogar nesta segunda-feira (14.06), quando enfrenta a Tailândia às 14h30 (Horário de Brasília).

Nova espécie de libélula é descoberta em São Carlos

Um professor e um biólogo da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), no interior paulista, descobriram uma nova espécie de libélula. O inseto foi encontrado, em uma pesquisa de campo, em um fragmento de mata de cerrado no próprio campus da instituição.

Conhecido popularmente como lavadeira ou donzelinha, o inseto foi visto na área do córrego do Espraiado, no campus da Ufscar, pelo professor Rhainer Guillermo Nascimento Ferreira, do Departamento de Hidrobiologia (DHb) e pelo biólogo da UFScar e mestrando em entomologia pela Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo Roucourt Cezário.

“Nós do laboratório trabalhamos há alguns anos no córrego do Espraiado e, um certo dia, percebi um macho dessa espécie pousado em uma árvore alta. Não conseguia capturá-lo para examiná-lo, mas a pulga ficou atrás da orelha porque uma espécie desse gênero azul é algo raro”, disse o professor Ferreira.

“Comentei com meu aluno de mestrado, Rodrigo Cezário, que provavelmente tínhamos uma espécie nova no local, mas nunca encontramos de novo. Até que, no ano passado, Rodrigo encontrou vários em um mesmo dia, inclusive fêmeas”, acrescentou.

De acordo com ele, as características que diferenciam a nova espécie das demais libélulas são muito específicas, mas a coloração azul do inseto é um aspecto que pode ser notado pelo público em geral. “Não se trata de uma característica exclusiva, mas a grande maioria das espécies desse gênero tem um tom ocre amarelado”, disse.

Atualmente há mais de 6 mil espécies de libélulas no mundo. No Brasil, são mais de 700 espécies registradas. Segundo o professor, o inseto é um predador voraz na sua fase larval aquática, quando consome larvas de mosquitos e outros animais pequenos, e também quando adultas. “São as grandes responsáveis por controlar populações de outros insetos e manter o equilíbrio ecológico. Além disso, são muito sensíveis à poluição das águas e ao desmatamento, sendo utilizadas como bioindicadores e espécies bandeira para a conservação do Cerrado, da Mata Atlântica e da Amazônia”, destacou Ferreira.

A nova espécie foi batizada como Heteragrion gorbi sp.nov., em homenagem ao professor Stanislav Gorb, da Universidade de Kiel, na Alemanha, pesquisador de libélulas. O artigo inédito sobre o estudo, que contou com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está disponível na íntegra na plataforma aberta Europe PMC.

Cinco municípios elegeram novos prefeitos neste domingo

Eleitores de cinco municípios foram às urnas neste domingo (13) para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos. As novas eleições ocorreram em Sidrolândia (MS), Nova Prata do Iguaçu (PR), Petrolândia (SC), Campestre (MG) e Espera Feliz (MG). O novo pleito foi marcado porque os prefeitos eleitos em 2020 tiveram registro indeferido.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a legislação determina que sejam realizadas novas eleições quando o candidato mais votado em uma eleição para uma prefeitura tiver o seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral de forma definitiva.

Em Petrolândia (SC), foi eleito o candidato Irone Duarte, do Partido Progressista (PP), que obteve 2.195 votos (47,98% do total de votos válidos). O vice eleito na chapa é Egoni, também do PP.

No município de Espera Feliz (MG), foi eleito Oziel Gomes, do Partido Social Democrata (PSD), com 5.484 votos (45,43%). O vice-prefeito eleito é o Sr. Edinho, do PSD.

Em Nova Prata do Iguaçu, Serginho Faust, do Partido Liberal (PL), foi eleito com 3.455 votos, que representam 51,09% dos válidos. Faust é servidor público municipal e tem 53 anos. O vice-prefeito eleito é Odair Pez, também filiado ao PL.  

O candidato Marquinho Turquinho, do Democratas (DEM), foi eleito neste domingo para prefeito de Campestre (MG). Ele obteve 5.790 votos, o que representa 50,7% dos votos válidos. Seu vice na chapa é Dr. Zenun, também do DEM.

Já em Sidrolândia (MS), a candidata Vanda Camilo do PP, ficou em primeiro lugar para a prefeitura, com 10.768 votos (52,4% dos votos válidos). A vice-prefeita eleita na mesma coligação é Rose Fiuza, do PP.