Economia

Zona do Euro cresce 0,4% no primeiro trimestre de 2019

Com os resultados, o bloco Europeu agora soma 24 trimestres de crescimento

Zona do Euro cresce 0,4% no primeiro trimestre de 2019

(Arquivo) Sede da Comissão Europeia, em Bruxelas - AFP/Arquivos

Nos últimos trimestres, a Zona do Euro vivia o fantasma da volta da recessão, com resultados aquém do esperado na Alemanha e a guerra comercial EUA x China afetando as exportações mundiais. Porém os números divulgados no últimos dia de abril trouxeram alento para o velho continente, com a retomada da Itália e bons números espanhóis divulgados pela Eurostats.

Com os resultados, o bloco Europeu agora soma 24 trimestres de crescimento, dado surpreendente uma vez que analistas apostavam em queda da economia por conta da diminuição da demanda da indústria automobilística alemã e da crise dos coletes amarelos na Franças – as duas maiores economia da zona. O desemprego na região também apresentou bom resultados, atingindo marca de 7,7%, a menor desde setembro de 2008.

Mesmo com ótimos indicadores, o El Pais faz ressalvas. Apesar de ter crescido 0,2% e ter saído da recessão, a Itália não está aproveitando o bom momento para diminuir sua dívida, enquanto a Europa como um todo ainda não sentiu o efeito do Brexit e tem grande taxa de desemprego entre os jovens do sul do continente.

No trimestre, a França cresceu 0,3%, a Espanha 0,7% enquanto a Alemanha só revelará seus números nas próximas semanas.