A Ypê, fabricante de produtos de limpeza, concluiu o projeto de quatro anos que transformou seu Centro de Distribuição na cidade de Amparo (SP) em uma unidade 4.0, totalmente automatizada. O investimento foi de R$ 300 milhões. “Desde 2018 temos feito um trabalho de modernização, com foco em tecnologia e inovação. Agora terminamos esse ciclo com a entrega de um dos CDs mais modernos do País e do mundo”, disse Eduardo Beira, diretor de Engenharia e Manutenção da Ypê e neto dos fundadores da companhia de 72 anos de atividade.

O Centro de Distribuição de Amparo é o maior e mais importante de seis da empresa. Foi ampliado em 17 mil m² e agora tem 40 mil m². Nele funcionam 70 robôs. A empresa brasileira buscou software e maquinário da italiana Elettric80, especializada em soluções intralogísticas automatizadas e integradas. A maioria dos equipamentos é formada por robôs que carregam os paletes dentro do centro logístico, sem qualquer interferência humana — são elétricos e as baterias se recarregam sozinhas, com a aproximação das máquinas às docas. A Inteligência Artificial da plataforma SM.I.LE80 (Smart Integrated Logistics) funciona como maestro de orquestra e assegura a integração entre o sistema e as máquinas. Também foram adquiridas 11 estações transelevadoras que organizam os paletes do chão até o nível 13, a 33 metros de altura. Há ainda duas soluções para separação das cargas: a layer picking, para grandes quantidades, e a voice picking, que separa pequenas demandas, em caixas menores que serão distribuídas para revendedores de pequeno porte da Ypê. Completa o arcabouço tecnológico do CD da companhia esteiras automatizadas, essas de uma empresa holandesa.

70 robôs atuam de maneira autônoma controlados por software da italiana elettric80

Eduardo Beira ressaltou o ganho operacional e de produtividade. “Uma carga e descarga que demorava uma hora e meia agora fazemos em dez minutos”, disse o executivo ao destacar ainda o início da operação de caminhões Mercedes-Benz autônomos, que transportam os produtos da fábrica ao CD, instalado no mesmo terreno. Um deles já está em teste. Outros três começam a funcionar em 2023. Inovação que faz a Ypê ganhar eficiência, após ter sua imagem arranhada por conta de um boicote à marca organizado depois da divulgação da doação de R$ 1 milhão da família Beira à campanha de reeleição de Jair Bolsonaro.