O YouTube voltou a atribuir o trabalho de moderação de conteúdo a pessoas. No início da pandemia, a plataforma teve que reduzir a equipe e a carga de trabalho dos moderadores que ficavam nos escritórios da empresa por conta do isolamento social.

De acordo com Neal Mohan, diretor de produtos do YouTube, em reportagem do Financial Times, como medida de proteção, o site deu mais poder de moderação de conteúdo ao sistema automatizado. Normalmente, o YouTube tem mais de 10 mil pessoas trabalhando nessa função.

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O sistema tem capacidade de reconhecer vídeos com conteúdo prejudicial e removê-los imediatamente. A ação levou à retirada de 11 milhões de vídeos entre abril e junho, número superior ao usual. No entanto, o sistema de inteligência artificial da plataforma errou pelo excesso e removeu vídeos que não infringiram as regras.

Segundo a reportagem, o YouTube reverteu as decisões de moderação de conteúdo em 160 mil vídeos. Normalmente, o YouTube reverte suas decisões em menos de 25% dos recursos. Já sob a moderação automatizada, metade do número total de recursos foi bem-sucedida.

A empresa não informou quais serão as mudanças para essas pessoas retomarem o trabalho, já que a pandemia ainda está em alta. O YouTube também não divulgou quantos funcionários estão voltando ao trabalho e como eles trabalharão com sistemas automatizados.