O Youtube começou na última semana a disponibilizar filmes completo de maneira gratuita. O site já disponibilizava filmes completo, porém em sistema de aluguel. Agora os longa metragens que estiverem de graça serão interrompidos de tempos em tempos para passar propagandas, meio que o Youtube encontrou de monetizar a nova função.

Serão cerca de 100 filmes disponíveis inicialmente, lista que inclui clássicos como Rocky, O Exterminador do Futuro, até películas mais recentes como Legalmente Loira. Apesar das propagandas interrompendo a exibição, a empresa estuda outras maneiras de monetizar o serviço, com acordos de patrocínio e exibições exclusivas.

Com uma base de usuários mensais de 1,9 bilhões e toda a database do Google disponível, o Youtube parte na frente de outros serviços de streaming grátis como o Roku, que recentemente lançou uma sessão de filmes gratuitos. Existem boatos de que a Amazon também lançará serviço de streaming baseado em propagandas.

A medida também faz sentido quando se leva em conta a nova política de conteúdo family friendly do Youtube. Por contas das propagandas programáticas, o site está  limando cada vez mais vídeos que não se encaixem no perfil desejado, garantindo que os anúncios do site não sejam exibidos em conteúdos que possam ser indesejáveis para os anunciantes. Ao colocar propaganda em filmes (muito vezes clássicos e conhecidos), o site traz a garantia de que a propaganda dos anunciantes irá aparecer em conteúdos que não afetem a imagem da empresa.