O YouTube removeu mais quatro lives do presidente Jair Bolsonaro que defendiam o uso de hidroxicloroquina e ivermectina para o tratamento da Covid-19. A plataforma confirmou nesta sexta-feira (23) que os vídeos foram removidos por “desinformação médica sobre a Covid-19”.

+ Vice-líder do governo diz que Planalto falhou ao não conseguir maioria em CPI

Na segunda-feira (19) a plataforma já tinha deletado um vídeo do presidente pelo mesmo motivo. Foram apagados vídeos publicados das lives semanais de 9 de julho de 2020, 26 de novembro de 2020, 10 de dezembro de 2020, 14 de janeiro de 2021 e 11 de fevereiro de 2021.

Desde que foi eleito, Bolsonaro usa as lives semanais como forma de diálogo com seus eleitores e a população brasileira. Ele chegou a fazer as transmissões até mesmo durante viagens ao exterior.

As datas mostram que Bolsonaro seguiu defendendo os medicamentos sem eficácia, mesmo depois que as autoridades de Saúde, pesquisas e até fabricantes dos remédios recomendaram o contrário. Com frequência, o apoio ao tratamento precoce vem junto com críticas às medidas restritivas.