Você pode até não lembrar disto, mas o Youtube tem uma versão paga, O Youtube Premium, onde é possível ver vídeos offline, sem propagandas e até escutar músicas do site com o celular travado. Além disso, eles tem algumas séries originais, parte da estratégia da empresa de tentar rivalizar com gigantes do streaming como Netflix e Amazon Prime.

A oferta não é grande. No momento, os principais produtos exclusivos são Cobra Kai – um spinoff de Karate Kid – e Step Up: High Water, uma série baseada no filme Se Ela Dança, Eu Danço, além de um documentário sobre a cantora Demi Lovato. Não é um cardápio de encher os olhos, ainda mais precisando pagar US$ 12 ao mês para ter acesso a isto. Porém o Youtube está mudando a estratégia, e ao invés de cobrar para acessar alguns conteúdos, ele manterá a premissa de ser um site de graça e irá liberar suas séries, assim como fez com os filmes que antes estavam disponíveis para alugar.

A decisão chegou através de um pragmatismo da empresa, que entendeu que não poderia competir com os grandes rivais, e decidiu apostar naquilo que anda dando certo para ele, as propagandas. Assim como nos filmes que agora estão de graça, as séries serão interrompidas por anúncios, que irá monetizar a operação. O pragmatismo se deu também por conta de uma comparação de valores gastos nas produções. Enquanto Netflix e Amazon gastam bilhões de dólares, o orçamento das séries do Youtube está na casa de centena de milhões.

Para a revista americana Variety, um porta-voz do Youtube explicou que a medida visa aumentar a base de usuários de suas séries. “A próxima fase de nossa estratégia de programas originais é expandir o número de espectadores e garantir aos anunciantes um conteúdo incrível feito para a ‘geração Youtube'”. Apesar da empresa não ter divulgado o número de assinantes de seu serviço premium, ela parece ter percebido que não conseguiria disputar em pé de igualdade com as gigantes de streaming, e resolveu usar a seu favor seu grande trunfo, a grande base de usuários.