Se você está na faixa acima dos 40 anos muitas dessas informações a seguir podem não fazer parte do seu dia-a-dia, ou talvez você conheça pelas conversas com seus filhos, mas a verdade é que influenciadores do Youtube, Instagram e TikTok podem, sim, faturar quantias milionárias.

O Youtube é o mais antigo e também o mais conhecido, a única forma de monetizar vídeos é por meio da inserção de anúncios de terceiros no conteúdo, assim a plataforma te paga uma quantia a cada 1000 views que você tiver nessa propaganda.

Os produtores de vídeo recebem o pagamento em dólares baseado na regra de custo por mil (CPM). A cada 1000 views, o youtuber pode ganhar valores entre 0,25 e 4,50 dólares. Assim, é necessário postar muitos conteúdos para que consiga manter uma alta visualização e uma média de recebimento mensal.

+ Partidos escalam ‘influencers’ para alavancar candidatos
+ Dependência de redes sociais prejudica micro e pequenas empresas
+ Mecânico ‘influencer’ da Indonésia transformou sua comunidade em ‘vila de YouTubers’

Um dos youtuber brasileiros mais conhecido é o Felipe Neto, ele tem 43 milhões de inscritos e uma média de visualizações mensais que superam os 210 milhões. O ganho mensal estimado gira em torno de 52 mil a 945 mil dólares.

Já no instagram a receita não é tão direta. A plataforma não paga os criadores de conteúdo, mas permite possam anunciar os produtos. Assim influencers viraram celebridades e faturam milhões com seus posts. O pagamento acontece a partir de acordos que marcas e empresas fazem com quem divulga produtos ou serviços por meio de posts patrocinados. As taxas podem variar bastante de acordo com o número de seguidores de cada perfil.

Segundo pesquisa feita pelo UOL, até mesmo aqueles com “poucos” seguidores já conseguem ganhar uma renda com a rede. Os Megainfluenciadores são os que possuem mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais, o ganho desta turma pode chegar a 500 mil reais mensais. Já macroinfluenciadores ficam entre 200 mil e 1 milhão de sseguidores e conseguem ganhos, em média, de 100 mil reais. E quem possui entre 20 mil e 200 mil seguidores chegam a faturar 30 mil reais por mês.

A nova febre dos jovens, o TikTok está crescendo rapidamente em popularidade. Assim como nas demais plataformas, a parceria é o meio mais direto de lucrar com a rede social. Quanto mais ‘corações’ (o equivalente a curtida das outras redes) você recebe em seus vídeos e seguidores você tenha, mais as marcas vão te procurar para anunciar seus produtos e serviços. E os pagamentos podem ser feitos em dinheiro ou permutas.

Quem tem a partir de mil seguidores é possível fazer transmissão ao vivo, o que garante outra forma de monetizar seus conteúdos. Para isso os seus seguidores precisam compar moedas virtuais da plataforma e presentear o influenciador durante a transmissão. Na prática, quando um usuário gosta de uma apresentação, ele usa suas moedas para comprar um emoji especial que pode ser usada no bate-papo do artista, que podem resgatar pontos de presente a qualquer momento, com um limite de mil dólares em qualquer dia. Os melhores TikTokers podem ganhar entre 50 mil e 150 mil dólares por uma parceria de marca bem-sucedida.

Apesar das grandes quantias que os principais influencers conseguem, eles também fazem grandes investimento com equipamentos, cenários, produtos e até mesmo viagens. Então, antes de sair por ai postando ou gravando vídeos é bom saber qual público você quer atingir e ter uma regularidade nas publicações.