Um estudo da consultoria Oxford Economics mostra que, no Brasil, o mercado em torno do YouTube impactou o Produto Interno Bruto (PIB) de 2020 em 3,4 bilhões de reais e gerou 122 mil empregos.

Há 16 anos no país, a ferramenta é usada para contar histórias, expandir negócios, explorar interesses e educar. O YouTube faz parte da vida de mais de 105 milhões de brasileiros. A plataforma está presente na estratégia de desenvolvimento de negócios e de profissionais que se comunicam por vídeos.

Atualmente, no Brasil, são mais de 20 mil canais com mais de 100 mil inscritos. Os canais com mais de 1 milhão de inscrições são mais de 2 mil. “O YouTube foi pioneiro em oferecer um modelo de negócio de divisão de receita, no qual a maior parte dos ganhos fica para o produtor de conteúdo. Um formato extremamente atrativo e sobre o qual buscamos inovar constantemente para ajudar os criadores a diversificar suas fontes de renda”, destaca Patricia Muratori, diretora do YouTube Brasil.

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De acordo com a Oxford Economics, 87% das empresas que possuem um canal afirmam que o YouTube as ajuda a entender seu público, 85% dizem que conseguiram aumentar a base de clientes e 92% dizem ser encontrados mais facilmente.

“Essa presença leva entretenimento, conhecimento, informação e bem-estar a uma audiência variada, assim como possibilita o desenvolvimento de uma economia impulsionada por criadoras e criadores de conteúdo, e de marcas que usam o poder do vídeo e das ferramentas digitais a seu favor para atingirem seus objetivos de negócio”, disse Muratori.

Há casos de criadores usando o Clube de Canais para focar na produção de conteúdo premium só para assinantes, outros vendendo seus próprios produtos com as ferramentas de merchandising ou, ainda, os que criam uma relação forte com a audiência nas transmissões ao vivo que complementam a receita do canal com outras ferramentas da plataforma.

Para ver os detalhes do Relatório de Impacto do YouTube Brasil, clique aqui.