Por Sheila Dang

(Reuters) – O YouTube anunciou nesta terça-feira um fundo de 100 milhões de dólares para pagar criadores de conteúdo que fazem vídeos de sucesso em seu novo recurso de vídeos curtos Shorts, com a intenção de atrair mais influenciadores.

O fundo será lançado nos próximos meses e pagará os criadores neste ano e em 2022, disse o YouTube, que pertence à Alphabet.

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Esse investimento chega no momento em que as plataformas lutam para atrair jovens criadores, que estão conquistando muitos fãs – e um grande potencial de ganhos – ao filmar pequenos vídeos cômicos e dancinhas virais.

O aplicativo TikTok deu início à tendência de vídeos curtos e foi rapidamente copiado por outras plataformas, como o Reels no Instagram, que é de propriedade do Facebook, o Spotlight do Snapchat e o Shorts do YouTube.

O YouTube disse que o novo fundo pagará mensalmente milhares de criadores cujos vídeos curtos recebam mais engajamento do público. Ele ainda acrescentou que começará a testar anúncios nos Shorts.

Diante do aumento de competição no mercado de vídeos curtos, as plataformas têm usado fundos para criadores como uma forma de atrair mais usuários.

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