WASHINGTON (Reuters) – A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, alertou novamente os parlamentares nesta terça-feira de que o país está perto de esgotar sua capacidade de empréstimo federal –agora prevista para 18 de outubro–, e pediu ação do Congresso para evitar um “sério dano” à economia.

“Naquele ponto, espero que o Tesouro fique com recursos bastante limitados que serão esgotados rapidamente”, escreveu ela em sua mais recente carta a líderes do Congresso.

“Não está claro se poderemos continuar a cumprir todos os compromissos do país após essa data”, acrescentou ela na carta, um dia depois de os republicanos do Senado rejeitarem uma medida para elevar o limite de empréstimo do país para pagar por gastos governamentais anteriormente efetuados.

O Tesouro já havia decretado “medidas extraordinárias” para manter os fundos do governo depois de o teto da dívida ser alcançado no verão (do Hemisfério Norte). Mas essas medidas vão acabar em cerca de 20 dias, embora a data exata possa variar, disse Yellen.

“Essa incerteza destaca a importância de não esperar para elevar ou suspender o limite da dívida”, disse ela.

(Reportagem de Susan Heavey)