Edição nº 1074 15.06 Ver ediçõs anteriores

Yaris chega competitivo e completa a estratégia da Toyota

O novo compacto premium da marca japonesa começa a ser produzido em Sorocaba e fica posicionado entre o Etios e o Corolla

Yaris chega competitivo e completa a estratégia da Toyota

Yaris nas versões hatch e sedã: o novo compacto premium nacional fará a Toyota chegar a 200 mil carros vendidos este ano

Com o lançamento do novíssimo Yaris, a Toyota pretende produzir e vender 200 mil carros no Brasil este ano. Um marco na temporada em que a empresa japonesa completa 60 anos de produção no País. O Brasil foi a primeira nação a receber uma fábrica da Toyota fora do Japão. Hoje o Yaris é produzido em oito fábricas ao redor do mundo. Sua chegada à planta de Sorocaba (SP) leva a Toyota a ter duas fábricas produzindo em três turnos.

O Yaris é um compacto premium que chega com motores 1.3 e 1.5 nas versões hatch e apenas 1.5 nas configurações sedã. Os motores são os mesmos utilizados no Etios. Produzidos em Porto Feliz (SP), eles receberam modificações que lhes deram alguns cavalos a mais de potência. Vai ser necessário, pois o Yaris enfrentará os VW Polo e Virtus, além do Honda City. Os câmbios são manual de seis marchas e automático tipo CVT de sete (simuladas).

O segmento de carros compactos é um dos poucos que se mantém vivo e forte após a enxurrada de SUVs. Ele responde por 44% do mercado. Chamado de segmento B pelas montadoras, os compactos já venderam este ano (até abril) 173,5 mil unidades na faixa mais popular e 131,7 mil na faixa premium (acima de R$ 60 mil). O posicionamento do Yaris é muito simples: acima do Etios e abaixo do Corolla, no segmento B premium.

Yaris fará sua própria reputação

Como se sabe, o Corolla é um ícone no mercado brasileiro. Mesmo sem ser o melhor carro já há algum tempo, vende cerca de 50% de sua categoria. Os novos Chevrolet Cruze e Honda Civic não foram páreo para o sedã médio da Toyota. Ele construiu uma reputação de confiabilidade poucas vezes visto no País. Apostando nisso, a Toyota achou que seria fácil vender o Etios – e cometeu muitos erros em seu lançamento. O carro era feio, pobre e mal-acabado. Foi um fiasco em seus primeiros anos.

O Etios, entretanto, ressurgiu das cinzas. Com aprimoramentos no painel, no acabamento e no visual, aos poucos o carro foi construindo uma boa imagem e hoje é um sucesso de vendas. Devido a essa experiência, a Toyota sabe que o Yaris não poderá surfar nas boas ondas do Corolla e do Etios. Pelo contrário, terá de construir sua própria reputação. Por isso, o carro saiu caprichado, com um design moderno e agradável, ótimo nível de equipamentos e porte suficiente para colocá-lo em forte disputa com os concorrentes.

Hoje começam os test drives dos jornalistas especializados. Vai ser o primeiro crivo do Yaris. Depois vem o que mais interessa: o crivo do público. Uma das estratégias da Toyota foi não dotar o Yaris de pacotes opcionais, por considerar que eles desvalorizam o carro na hora da revenda. Sem contar que confundem o consumidor, hoje com tantas opções que sempre têm a sensação de estarem fazendo uma compra errada. As quatro versões hatch custam de R$ 59.590 a R$ 77.590. As quatro configurações sedã vão de R$ 63.990 a R$ 79.990. O Yaris não é barato, mas é competitivo. E isso basta, em se tratando de Toyota.


Mais posts

Gol desaba na Argentina, mas Volkswagen ainda é líder

Crise econômica no governo Macri afeta as vendas do carro mais vendido do nosso vizinho sul-americano

Quando o carro mata, a culpa pode ser nossa

Nem sempre o veículo, a estrada ou a sinalização das ruas são os responsáveis pelos acidentes. Veja o que você pode fazer para dirigir [...]

Ford Mustang, um lançamento histórico que esperou 54 anos

Foi uma espera de mais de cinco décadas. Mas agora os consumidores brasileiros que dispõem de R$ 299.900 podem comprar o mito com motor [...]

Carro barato sai do foco e Fiat aposenta o Palio

Depois de 22 anos no mercado, o carro mais vendido de 2014 deixa de ser produzido em Betim e marca a consolidação do novo modelo de [...]

Polo, Argo, Virtus e Cronos vão ditar as regras do mercado em 2018

Saiba por que as duas novas famílias de carros da Volkswagen e da Fiat ameaçam a liderança da Chevrolet (vendas de janeiro deram o tom)
Ver mais
X

Copyright © 2018 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.