Edição nº 1083 17.08 Ver ediçõs anteriores

Yaris chega competitivo e completa a estratégia da Toyota

O novo compacto premium da marca japonesa começa a ser produzido em Sorocaba e fica posicionado entre o Etios e o Corolla

Yaris chega competitivo e completa a estratégia da Toyota

Yaris nas versões hatch e sedã: o novo compacto premium nacional fará a Toyota chegar a 200 mil carros vendidos este ano

Com o lançamento do novíssimo Yaris, a Toyota pretende produzir e vender 200 mil carros no Brasil este ano. Um marco na temporada em que a empresa japonesa completa 60 anos de produção no País. O Brasil foi a primeira nação a receber uma fábrica da Toyota fora do Japão. Hoje o Yaris é produzido em oito fábricas ao redor do mundo. Sua chegada à planta de Sorocaba (SP) leva a Toyota a ter duas fábricas produzindo em três turnos.

O Yaris é um compacto premium que chega com motores 1.3 e 1.5 nas versões hatch e apenas 1.5 nas configurações sedã. Os motores são os mesmos utilizados no Etios. Produzidos em Porto Feliz (SP), eles receberam modificações que lhes deram alguns cavalos a mais de potência. Vai ser necessário, pois o Yaris enfrentará os VW Polo e Virtus, além do Honda City. Os câmbios são manual de seis marchas e automático tipo CVT de sete (simuladas).

O segmento de carros compactos é um dos poucos que se mantém vivo e forte após a enxurrada de SUVs. Ele responde por 44% do mercado. Chamado de segmento B pelas montadoras, os compactos já venderam este ano (até abril) 173,5 mil unidades na faixa mais popular e 131,7 mil na faixa premium (acima de R$ 60 mil). O posicionamento do Yaris é muito simples: acima do Etios e abaixo do Corolla, no segmento B premium.

Yaris fará sua própria reputação

Como se sabe, o Corolla é um ícone no mercado brasileiro. Mesmo sem ser o melhor carro já há algum tempo, vende cerca de 50% de sua categoria. Os novos Chevrolet Cruze e Honda Civic não foram páreo para o sedã médio da Toyota. Ele construiu uma reputação de confiabilidade poucas vezes visto no País. Apostando nisso, a Toyota achou que seria fácil vender o Etios – e cometeu muitos erros em seu lançamento. O carro era feio, pobre e mal-acabado. Foi um fiasco em seus primeiros anos.

O Etios, entretanto, ressurgiu das cinzas. Com aprimoramentos no painel, no acabamento e no visual, aos poucos o carro foi construindo uma boa imagem e hoje é um sucesso de vendas. Devido a essa experiência, a Toyota sabe que o Yaris não poderá surfar nas boas ondas do Corolla e do Etios. Pelo contrário, terá de construir sua própria reputação. Por isso, o carro saiu caprichado, com um design moderno e agradável, ótimo nível de equipamentos e porte suficiente para colocá-lo em forte disputa com os concorrentes.

Hoje começam os test drives dos jornalistas especializados. Vai ser o primeiro crivo do Yaris. Depois vem o que mais interessa: o crivo do público. Uma das estratégias da Toyota foi não dotar o Yaris de pacotes opcionais, por considerar que eles desvalorizam o carro na hora da revenda. Sem contar que confundem o consumidor, hoje com tantas opções que sempre têm a sensação de estarem fazendo uma compra errada. As quatro versões hatch custam de R$ 59.590 a R$ 77.590. As quatro configurações sedã vão de R$ 63.990 a R$ 79.990. O Yaris não é barato, mas é competitivo. E isso basta, em se tratando de Toyota.


Mais posts

Onix e Compass já têm mais vendas diretas do que as picapes

As vendas de automóveis no Brasil estão mudando com uma velocidade sem precedentes. Não apenas os tipos de carros são outros, mas [...]

FCA lançará três crossovers Fiat, um novo SUV da Jeep e a picape RAM no Brasil

Presidente da Fiat Chrysler Automobiles fala sobre os investimentos da empresa no País até 2022. Globalmente, a FCA investirá 45 [...]

Gol desaba na Argentina, mas Volkswagen ainda é líder

Crise econômica no governo Macri afeta as vendas do carro mais vendido do nosso vizinho sul-americano

Quando o carro mata, a culpa pode ser nossa

Nem sempre o veículo, a estrada ou a sinalização das ruas são os responsáveis pelos acidentes. Veja o que você pode fazer para dirigir [...]

Ford Mustang, um lançamento histórico que esperou 54 anos

Foi uma espera de mais de cinco décadas. Mas agora os consumidores brasileiros que dispõem de R$ 299.900 podem comprar o mito com motor [...]
Ver mais
X

Copyright © 2018 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.