Tanto pelo ineditismo quanto pelo poder de impacto, a novidade vinha sendo guardada em sigilo até seu anúncio oficial, feito na Expert 2022, maior evento de investimentos do mundo, na quinta-feira (4). No palco montado para a transmissão ao vivo do Brazil Advisor Awards, prêmio que desde 2012 reconhece escritórios e profissionais credenciados à XP que se destacam pelos melhores resultados e engajamento de clientes, o head de relacionamento B2B, Daian Moura, apresentou um vídeo de um minuto rodado nas montanhas de Aspen. A referência ao resort de esqui mais sofisticado dos EUA teve como propósito celebrar uma conquista da companhia. Pelos próximos três anos, a XP será patrocinadora oficial das montanhas, tanto no inverno quanto no verão. Além de unir sua marca a gigantes como American Express, Audi, Budweiser, Coca-Cola e Hublot, a XP levará aos clientes benefícios que até então pareciam impossíveis para uma empresa brasileira. “Vocês vão poder oferecer descontos exclusivos, experiências exclusivas, momentos que dinheiro nenhum compra”, afirmou Moura a quem acompanhava a transmissão. “Esse é mais um passo que a gente está dando para ajudar vocês a ficarem maiores e melhores aos olhos dos clientes”. A reação da plateia foi de êxtase.

Estar no seleto grupo de patrocinadores de Aspen/Snowmass (hoje parte de uma mesma operação que envolve quatro montanhas) não é para qualquer um. Tudo ali é controlado pela Aspen Skiing Company (ASC), holding familiar que opera cada serviço oferecido na estação. Como Official Resort Partner, a XP irá colocar sua marca em todos os canais de comunicação digitais, que somam 14 milhões de views por ano, nas telas que reproduzem imagens geradas por câmeras nas montanhas e de todo material impresso — dos mapas das pistas até um guia de bolso, com conteúdo bilíngue, que será criado pela editora Rocky Mountain. A XP também terá duas esculturas de gelo que serão usadas como cenário em um concurso de fotografia, bandeiras nos pontos de largada e chegada das pistas e a uma cota de tíquetes que dão acesso aos meios de elevação. E poderá fazer ativações proprietárias, caso de shows e campeonatos esportivos, incluindo uma quadra de snow beach tennis. O valor da cota não foi divulgado, nem o investimento que a XP pretende fazer ao longo dos três anos de contrato.

Para conquistar seu lugar ao sol no disputadíssimo reduto de endinheirados que amam esportes de neve (no inverno), de aventura (no verão) e toda a badalação que envolve Aspen, a XP teve o empurrão de dois empreendedores brasileiros que há muito tempo frequentam a região. De um lado, Tony Marx, dono da agência de turismo Ski Concept e da Aspen Concept, especializada em concierge e gerenciamento de propriedades na montanha. Foi dele que partiu a ideia de vender uma cota de patrocínio de Aspen/Snowmass para uma empresa brasileira. De outro, Anuar Tacach Filho, dono da agência de eventos Out of Office, dedicada a promover experiências corporativas na área de esportes e música. Amigos desde os tempos de colégio e ambos esquiadores, eles desenharam o projeto em conjunto e o encaminharam para o fundador da XP, Guilherme Benchimol, que imediatamente se interessou pela ideia.

BRASILEIROS Segundo Marx, as ativações foram pensadas para superar as expectativas. “O cliente XP terá benefícios que vão de um kit de boas-vindas no hotel com boné, jaqueta, protetor solar e labial, garrafa de champanhe e até descontos na estadia e uma diária grátis, dependendo das datas e da ocupação”, disse. Os descontos se estendem aos serviços de concierge, aluguel de equipamentos e tíquetes para os ski lifts até tratamentos em spa. “O cliente XP que vier para cá pensando em gastar US$ 10 mil poderá receber US$ 5 mil em benefícios”, afirmou o empresário, que será responsável pelo receptivo dos clientes XP. Isso porque, além dos descontos, haverá eventos exclusivos, praticamente todos os dias.

Com sua expertise na organização de shows, Tacach, que também é músico, definiu 30 apresentações de DJs nas montanhas, nos meses de janeiro e fevereiro de 2023, quando há a maior concentração de brasileiros. “Teremos uma hamburgada para 400 pessoas, um jantar para 200 pessoas com música ao vivo, uma festa para 500 pessoas e dois campeonatos de esqui”, disse Tacach, que está negociando com artistas. ”Quem é cliente XP não paga, quem não é, paga”. Para o head de relacionamento Daian Moura, a ideia é ter a marca cada vez mais conectada com os clientes. “Com essa iniciativa, esperamos encantar e engajar nossa rede de assessores e clientes, criando ainda mais conexão com eles”, afirmou.