A XP Investimentos cortou o acesso dos 326 agentes autônomos de investimentos (AAIs) do escritório EQI Investimentos durante o aviso prévio de 60 dias para o desligamento entre as partes. O bloqueio ocorreu na sexta-feira (24) e foi retirado no sábado (25), por volta das 14h.

O EQI está de aviso prévio desde que o BTG Pactual, principal concorrente da XP no mundo de finanças, adquiriu 49% das ações do escritório. O anúncio ocorreu no dia 16. A EQI faz gestão de R$ 9,5 bilhões em investimentos de cerca de 40 mil clientes que estão hoje na XP.

+ Gigantes como Google e XP dão a funcionários direito de escolha sobre home office
+ BTG Pactual confirma aquisição de agente autônomo EQI Investimentos 

“A XP informa que bloqueou temporariamente o acesso da EQI após identificar a tentativa de violação ao sigilo de dados dos clientes da XP por meio de um robô (crawler). Após notificação extrajudicial o acesso foi liberado novamente”, aponta nota da XP.

Os técnicos de segurança da informação da XP teriam notado acessos acima do usual vindos da EQI durante a madrugada. A a instituição financeira decidiu proteger seus clientes de cópia indevida de dados. Outros escritórios parceiros da XP não foram afetados, segundo Valor Invest.

Segundo a XP, era de sua responsabilidade a proteção das informações por sigilo bancário, portanto realizou o bloqueio.

De acordo com o Valor Investe, a EQI informou que “jamais houve quebra de confidencialidade com relação ao manuseio de informações de clientes e em sua relação com a XP e confirma nunca ter agido para que isso ocorresse, direta ou indiretamente – e refuta qualquer alegação ou insinuação neste sentido”.