Economia

XP anuncia compra da Antecipa e entra no mercado de recebíveis

Crédito: Reprodução/Antecipa

A compra da Antecipa coloca a XP Inc. no mercado de recebíveis (Crédito: Reprodução/Antecipa)

A XP Inc. anunciou nesta terça-feira (30) a aquisição de participação majoritária na fintech Antecipa. O ato coloca a companhia no mercado de antecipação de recebíveis, que proporciona às empresas a possibilidade de rentabilizarem suas posições de caixa e, também, que ofereçam uma alternativa mais econômica para o financiamento de fornecedores.

Em nota, a XP disse que a aquisição é uma oportunidade de ampliar a grade de produtos e reforçar a presença nos segmentos middle e corporate no Brasil, possibilitando seguir o mesmo caminho de transformação realizado no varejo, na alta renda e em Private.

+ XP quer atingir US$ 1 bilhão com oferta subsequente de ações nos EUA
+ Itaú descarta vender participação na XP
+ Dono da XP, Benchimol entra para o top 20 bilionários do Brasil

Camilo Telles e Michel Borges, fundadores da Antecipa, terão independência na gestão do negócio, segundo a XP, contando com a estrutura e o acesso à base de clientes da empresa para acelerar o crescimento da plataforma.

A plataforma da fintech integra fornecedores e compradores, com a possibilidade de financiamento entre as empresas, sem a opção de ter um banco intermediando a operação.

“Historicamente, as empresas sempre tiveram um baixo poder de negociação junto às maiores instituições financeiras. Queremos diminuir essa concentração, promovendo uma nova alternativa aos nossos clientes, mais ágil, transparente e inovadora”, disse o CFO da XP Inc., Bruno Constantino.

O fechamento da operação está sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes, incluindo a autorização prévia do Banco Central do Brasil, nos termos da regulamentação aplicável.

Veja também

+ Receita abre consulta a segundo lote de restituição de IR, o maior da história
+ Homem encontra chave de fenda em pacote de macarrão
+ Baleias dão show de saltos em ilhabela, veja fotos!
+ 9 alimentos que incham a barriga e você não fazia ideia
+ Modelo brasileira promete ficar nua se o Chelsea for campeão da Champions League
+ Cuide bem do seu motor, cuidando do óleo do motor
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança