A XP Inc. anunciou nesta terça-feira (30) a aquisição de participação majoritária na fintech Antecipa. O ato coloca a companhia no mercado de antecipação de recebíveis, que proporciona às empresas a possibilidade de rentabilizarem suas posições de caixa e, também, que ofereçam uma alternativa mais econômica para o financiamento de fornecedores.

Em nota, a XP disse que a aquisição é uma oportunidade de ampliar a grade de produtos e reforçar a presença nos segmentos middle e corporate no Brasil, possibilitando seguir o mesmo caminho de transformação realizado no varejo, na alta renda e em Private.

+ XP quer atingir US$ 1 bilhão com oferta subsequente de ações nos EUA
+ Itaú descarta vender participação na XP
+ Dono da XP, Benchimol entra para o top 20 bilionários do Brasil

Camilo Telles e Michel Borges, fundadores da Antecipa, terão independência na gestão do negócio, segundo a XP, contando com a estrutura e o acesso à base de clientes da empresa para acelerar o crescimento da plataforma.

A plataforma da fintech integra fornecedores e compradores, com a possibilidade de financiamento entre as empresas, sem a opção de ter um banco intermediando a operação.

“Historicamente, as empresas sempre tiveram um baixo poder de negociação junto às maiores instituições financeiras. Queremos diminuir essa concentração, promovendo uma nova alternativa aos nossos clientes, mais ágil, transparente e inovadora”, disse o CFO da XP Inc., Bruno Constantino.

O fechamento da operação está sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes, incluindo a autorização prévia do Banco Central do Brasil, nos termos da regulamentação aplicável.