A XP Inc. anunciou a aquisição de uma participação no Grupo Suno, envolvendo a Suno Research, Suno Asset e outras plataformas de conteúdo, dados e análises sobre o mercado financeiro.

“A parceria amplia o acesso de conteúdos sobre o mercado financeiro a milhões de pessoas e potencializa o desenvolvimento da Suno por meio do ecossistema da XP Inc., acelerando, principalmente, o crescimento da Suno Asset, gestora de recursos fundada em 2021”, diz o informe da aquisição publicada no portal Suno.

A Suno foi fundada em 2016 e elabora conteúdos, gratuitos e pagos, com análises, notícias, livros, cursos, relatórios, carteiras recomendadas e consultoria, distribuídos em um ecossistema digital e por influenciadores de finanças.

Agricultura: Brasil abre mercados para carne bovina, lácteos e material genético

Segundo a XP Inc., que possui 3,3 milhões de clientes, a parceria fortalece a oferta de conteúdos e produtos financeiros, potencializando o alcance por meio das marcas da empresa, que, além da própria XP, inclui as plataformas da Rico, Clear, IM+ e a escola de investimentos Xpeed.

“A parceria com uma das mais expoentes casas de conteúdo, análise e gestão do mercado abre caminho para potencializar a experiência de investidores de todas as plataformas. É a união da maior empresa brasileira de investimentos com a maior autoridade independente sobre finanças no mundo digital do Brasil, com o objetivo de empoderar e facilitar a tomada de decisão do investidor em todas as frentes”, afirma, em nota, Karel Luketic, sócio e diretor-executivo da XP Inc.

Guilherme Benchimol, fundador e presidente executivo do conselho de administração da XP Inc., Tiago Reis, fundador da Suno, e Thiago Maffra, CEO da XP Inc. (Foto: Thiago Bugallo/XP)
Guilherme Benchimol, fundador e presidente executivo do conselho de administração da XP Inc., Tiago Reis, fundador da Suno, e Thiago Maffra, CEO da XP Inc. (Crédito:Thiago Bugallo/XP)

A Suno possui cerca de 280 colaboradores, que trabalham em múltiplas frentes na produção de conteúdos de finanças e produtos financeiros com mais de 150 mil clientes em suas plataformas. A empresa tem uma audiência de mais de 12 milhões de pessoas em seus portais e 6 milhões de seguidores em suas redes sociais.

“Agora, com esta parceria estratégica, quem mais ganha é o investidor brasileiro. Unir a comprovada inteligência de mercado da Suno com a capilaridade e distribuição da XP Inc. permitirá ao investidor ter uma experiência sem paralelo.”, declara Tiago Reis, fundador da Suno.