Por David Kirton

SHENZHEN, China (Reuters) – A fabricante de smartphones Xiaomi divulgou nesta quarta-feira que a receita do segundo trimestre saltou 64% frente ao mesmo período do ano anterior, bem como anunciou a compra de uma startup de direção autônoma enquanto se prepara para crescer nesse mercado.

As vendas alcançaram 87,8 bilhões de iuanes (13,56 bilhões de dólares), ante 53,54 bilhões de iuanes um ano antes, superando as expectativas de analistas de 84,53 bilhões de iuanes.

O lucro líquido cresceu 87,4%, para 6,32 bilhões de iuanes, também acima das projeções de analistas.

As sanções do governo dos EUA contra a rival da Xiaomi, a Huawei Technologies, prejudicaram efetivamente a divisão de smartphones da gigante da tecnologia e permitiram que a Xiaomi, juntamente com os fabricantes chineses de Android Oppo e Vivo, aumentassem suas participações de mercado.

A fatia da Xiaomi no mercado global de smartphones cresceu 83% no comparativo anual no trimestre encerrado em junho, de acordo com a empresa de pesquisas Canalys. Ela despachou 52,8 milhões de telefones, tornando-se a segunda marca mais vendida do mundo pela primeira vez em sua história, atrás do Samsung e à frente da Apple.

No mercado interno, no entanto, a empresa ainda está atrás da Oppo e da Vivo em termos de embarques de unidades brutas.

A Xiaomi também anunciou nesta quarta-feira que está adquirindo a startup de direção autônoma Deepmotion por aproximadamente 77,37 milhões de dólares, em uma tentativa de impulsionar seus próprios esforços de P&D na área, disse o presidente da empresa, Wang Xiang.

Em março, a companhia anunciou que gastaria 10 bilhões de dólares para entrar no setor de veículos elétricos. A empresa ainda não anunciou formalmente quaisquer parcerias ou planos para seu primeiro modelo.

(Reportagem de David Kirton em Shenzhen e Josh Horwitz em Xangai)