A chinesa Xiaomi apresentou nesta quinta-feira (11), em Pequim, o CyberOne, primeiro robô humanoide da empresa. Ele tem capacidade de detectar emoções humanas, com recursos avançados de visão e funcionalidades que permitem criar reconstruções virtuais tridimensionais do mundo real. O robô é equipado com braços e pernas e suporta equilíbrio postural de movimento bípede, atingindo um torque máximo de até 300Nm.

O CyberOne tem 177cm de altura, 52kg e se junta ao Cyberdog, robô quadrúpede lançado no ano passado. Os robôs humanoides dependem da visão para processar seus arredores. Equipado com um módulo de visão de profundidade Mi-Sense autodesenvolvido e combinado com um algoritmo de interação de IA, o CyberOne é capaz de perceber o espaço 3D, além de reconhecer indivíduos, gestos e expressões, permitindo não apenas ver, mas processar o ambiente, de acordo com a empresa.

Gasolina caiu 9,16% no Brasil em agosto; etanol tem vantagem só em MT, diz ValeCard

“Para se comunicar com o mundo, o CyberOne está equipado com um mecanismo de reconhecimento de semântica de ambiente MiAI e um mecanismo de identificação de emoção vocal MiAI, permitindo reconhecer 85 tipos de sons ambientais e 45 classificações de emoção humana. O CyberOne é capaz de detectar a felicidade e até confortar o usuário em momentos de tristeza”, diz nota da Xiaomi.

Segundo a empresa, graças ao algoritmo de controle bípede humanoide autodesenvolvido, a postura de caminhada do CyberOne foi programada para ser natural e estável. Além disso, o robô tem capacidade de suportar até 1,5 kg de peso com uma única mão.

“As capacidades mecânicas e de IA da CyberOne são todas desenvolvidas pelo Xiaomi Robotics Lab. Investimos fortemente em P&D abrangendo várias áreas, incluindo inovação de software, hardware e algoritmos”, disse Lei Jun, fundador, presidente e CEO do Xiaomi Group.