Se você é maior de idade (18 anos ou mais) e não tem comorbidades (condição ou enfermidade que pode se agravar com a vacinação) já pode se candidatar para receber a vacina contra a Covid-19. São Paulo liberou a “xepa” a partir desta sexta-feira (18) para maiores de 18 anos. Xepa, expressão que vem das feiras de rua, é o termo utilizado para as doses de vacina que sobram ao final do dia em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em postos de vacinação e devem ser utilizadas para evitar desperdício.

Cada vacina possui um tempo de validade específico depois de aberta: a da Pfizer pode ser conservada por até seis horas, a CoronaVac por até oito e a da Oxford/AstraZeneza por 48 horas. Como cada frasco contém 10 injeções – a prioridade é evitar o desperdício de qualquer um dos três imunizantes utilizados atualmente.

+ Conheça a vacina Janssen, que logo mais estará no posto de saúde

+ Sputnik V é a vacina mais eficaz contra a variante Delta do Covid-19, diz estudo

Para se cadastrar à xepa na capital paulista
Basta ir até um posto de saúde mais próximo com um documento de identidade com foto (RG ou CNH) e um comprovante de residência. Com ajuda de um corpo técnico da prefeitura, as unidades de saúde filtram e entram em contato para realizar as convocações. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, são aplicadas, por dia, cerca de duas mil doses remanescentes. As filas e as unidades de vacinação mais próximas podem ser conferidas no site: https://deolhonafila.prefeitura.sp.gov.br/

A ampliação da faixa etária à xepa de vacinação ocorre em um momento em que o Brasil atinge o recorde diário de vacinação contra a Covid-19: foram 2.561.553 doses aplicadas na quinta-feira (17), de acordo com o Ministério da Saúde. A primeira dose já foi aplicada em mais de 60 milhões de pessoas (29,9% da população). A Região Sudeste lidera a corrida de vacinação, seguida pelo Nordeste e Sul.

A xepa não é realizada apenas na cidade de São Paulo.
Um levantamento feito pela TV Globo indica que o serviço está disponível também nas cidades de Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Poá e São Lourenço da Serra. Enquanto o estado é responsável por garantir a distribuição das vacinas aos municípios, as prefeituras definem a logística. Cada cidade tem um critério próprio para distribuir essas doses remanescentes

A prefeitura do Rio de Janeiro, por sua vez, anunciou também nesta sexta-feira um novo calendário, que vacinará todos os cariocas com mais de 18 anos até 31 de agosto.

Confira os horários de atendimento e locais para se cadastrar para a xepa:

UBS: De segunda a sexta, das 7h às 19h
AMA/UBS Integrada: De segunda à sábado e feriados das 7h às 19h
Mega Drive e Farmácia: Das 8h às 17h (conforme necessidade da campanha)
Mega Posto: De segunda a sexta, das 8h às 17h
SAE – Serviço de Atenção Especializada: De segunda a sexta, das 8h às 17h