Giro

XC40 Pure Electric: Volvo lança primeiro carro elétrico no Brasil

Crédito: Divulgação/Volvo

Volvo XC40 Recharge Pure Electric será vendido por R$ 389.950 (Crédito: Divulgação/Volvo)

A Volvo lançou no Brasil o XC40 Recharge Pure Electric, o primeiro automóvel totalmente elétrico da companhia a estrear mundialmente. O carro, que será vendido por R$ 389.950, conta com dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive), que geram 408 cv de potência.

Com aceleração de 0 a 100km/h em 4,9 segundos, o veículo alcança 180 km/h. O XC40 tem powertrain de tração integral totalmente elétrico e bateria de 78 kWh. Com isso, ele tem uma autonomia de 400km – a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.

+ Citroën terá um carro novo por ano na América do Sul até 2024
+ Carros elétricos são seguros para marcapassos, mas com precauções

O XC40 Recharge Pure Electric tem rodas de alumínio de 20 polegadas e sistema de monitoramento de pressão dos pneus, o “TPMS”. No local onde estariam as grades de entrada de ar do motor do XC40 foi incluído um painel com o logo da Volvo. Além de receber uma nova cor, a Sage Green, exclusiva para o modelo elétrico. Na parte externa há a inscrição “Recharge”, nas colunas traseiras.



O utilitário possui um porta-malas frontal, além do traseiro, que tem capacidade para 413 litros. Por dentro, a Volvo apresenta um painel limpo, com revestimento de chão fabricado integralmente com plástico reciclável.

Para ligar o motor não há botão de partida. O carro é ligado quando o motorista afivela o cinto de segurança e seleciona o câmbio na posição D (drive). Para desligar, basta selecionar a opção P do câmbio automático.

O Volvo XC40 Recharge Pure Electric tem tecnologias de assistências à condução, como a câmera 360 graus, alerta de tráfego cruzado (CTA), frenagem automática, sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e sistema de alerta de ponto cego (BLIS).

O SUV inaugura o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz.

 

 

 

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km