Um empresário e cervejeiro de Wuhan, cidade onde o novo coronavírus foi detetado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, criou a cerveja “Wuhan Jia Hazi You!” (“Wuhan, Permaneça Forte!”). A lata, cinzenta e com desenhos coloridos de árvores típicas chinesas, foi uma forma de “contar a nossa história às pessoas”, explica o empresário.

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O rótulo da lata pode ser retirado para revelar a cronologia das longas semanas de confinamento, com fotografias em preto e branco. As imagens mostram os profissionais da saúde com trajes de proteção, voluntários com máscara e uma ponte deserta sobre o rio Yangtsé. A “Wuhan Jia Hazi You!” é uma cerveja doce, inspirada nas flores de cerejeira que dão à cidade tons de rosa quando florescem na primavera.

A Covid-19 está praticamente erradicada na China, graças às quarentenas, aos testes em larga escala, à vigilância da população e ao uso generalizado de máscaras. Mas a pandemia afetou duramente os negócios do empresário, que foi obrigado a despejar quase 12 mil litros de cerveja durante o confinamento.

A vida foi retomada gradualmente após o fim do confinamento e, no verão, os bares da cidade reabriram atividades. As 100.000 latas da “Wuhan Jia Hazi You!” já foram vendidas. “Venderam rápido, porque todos queriam ajudar Wuhan de uma forma ou outra”, disse Wang Fan.