O grupo britânico de relações públicas WPP, dono das agências Burson-Marsteller e Cohn & Wolfe, anunciou na tarde desta terça-feira (27) a fusão das duas subsidiárias. As empresas estão entre os 15 maiores escritórios de comunicação no mundo, segundo ranking feito pela publicação americana PR Week.

Com a fusão, que tem efeito imediato, Donna Imperato, CEO da Cohn & Wolfe, passa a ser a CEO da agora Burson-Cohn & Wolfe. O CEO da outra empresa, Don Baer, será o chairman da nova companhia.

Ambas as empresas possuem operações no Brasil. A Cohn & Wolfe é sócia da Máquina, enquanto que a Burson-Marsteller opera com seu próprio nome no País.

Segundo Imperato, a fusão coloca a Burson-Cohn & Wolfe como uma das três maiores agências de relações públicas no mundo, junto de Weber Shandwick e Edelman – essas duas também possuem operações no Brasil.

De acordo com o comunicado, a WPP decidiu juntar as duas companhias devido a suas atividades complementares. “Capacidades compatíveis, experiência, habilidades combinadas para entregar soluções integradas em múltiplos setores e escala para competir com as maiores agências de comunicação do mundo”, explicou Sir Martin Sorrell, CEO da WPP, em nota.

A WPP não possui apenas as duas agências. Entre suas subsidiárias, estão Ogilvy & Mather, Young & Rubicam, Kantar Group, entre outras. No Brasil, ela também é sócia da agência Ideal H+K Strategies.

De acordo com a PR Week, a Burson registrou um faturamento, em 2017, de US$ 450 milhões e é a sexta maior agência no mundo. A Cohn & Wolfe, por sua vez, é a 11ª agência, com faturamento de US$ 218 milhões. Juntas, elas possuem cerca de 4 mil funcionários, espalhados por 42 países.