Diminuir a distância que separa o consumidor de projetos que respeitam o meio ambiente. Essa é a tônica da World Wine Experience, que este ano terá feiras de vinhos em três capitais: São Paulo (dia 23), Curitiba (24) e Rio de Janeiro (25). Serão mais de 30 produtores, com degustação de 180 rótulos trazidos ao Brasil com exclusividade pela importadora fundada em 1999 por Celso La Pastina e hoje sob o comando de sua filha Juliana.

Ela falou à coluna Degustando Vinhos somente nos últimos 12 meses, as vendas de rótulos orgânicos, biodinâmicos e naturais cresceram 26% na rede, ultrapassando 700 mil garrafas.  “Trabalhamos vinhos orgânicos e biodinâmicos desde a fundação da World Wine, quando pouco se falava sobre o tema no Brasil”, afirmou. “Somos apaixonados por essa categoria de vinhos, orgulhosos pelo pioneirismo e seguimos aprimorando nosso portfólio”.

Entre os destaques recentemente incorporados ao catálogo da importadora estão rótulos de produtores como M. Chapoutier, Gerard Bertrand, Bodegas Mauro, Klein Constantia e Raul Perez, que se somam a outros vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais já consagrados no mercado brasileiro pelas mãos da World Wine e da La Pastina, que pertence à mesma família.

+ Brasileiros entram na lista do calote por deixar de pagar gasto com alimento

Nas três feiras da programação da World Wine Experience no final de agosto, para as quais os ingressos já estão à venda, os consumidores poderão degustar rótulos de diversos países que têm em comum a ênfase na sustentabilidade. De Portugal, estarão presentes os produtores Carm (orgânico) e Herdade do Rocim (sustentável). Da Espanha, Bodegas Marañones (orgânico e biodinâmico), Bodegas Ponce (biodinâmico) e Bodegas y Viñedos Valderiz (orgânico e biodinâmico). Da Itália, virão, entre outros, Poggiotondo (orgânico) e Tenuta Sette Ponti (sustentável).

Haverá ainda produtores do Novo Mundo, do neozelandês Schubert (orgânico) aos chilenos J. Bouchon (sustentável), Pedro Parra Y Familia (biodinâmico) e Odfjell (orgânico em conversão para biodinâmico), passando pelos argentinos Altos Las Hormigas (biodinâmico), Andeluna (orgânico), Finca Sophenia (orgânico) e Otronia (sustentável).

A World Wine Experience coincide com o aniversário da importadora e, por isso, o clima será de celebração. “Quem nos conhece sabe o quanto somos festivos. É algo de família, que fica ainda melhor com o tipo de produto que representamos”, afirmou Juliana. “Está no nosso DNA a busca incansável por novos produtos que representem o melhor da enogastronomia. Numa data que celebra nossa história, nada melhorar que compartilhar com os consumidores o que mais gostamos em nossa curadoria. É nossa maneira de celebrar e de democratizar a descoberta de novas uvas, origens e projetos”, disse.

Em São Paulo, a World Wine Experience será realizada no Rooftop 5, no prédio do Instituto Tomie Ohtake; em Curitiba no hotel Pestana, e no Rio de Janeiro, no JW Marriott Hotel. Os ingressos, a R$ 420 por pessoa para cada evento, podem ser adquiridos no site da Eventim.