O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, acaba proibir a entrada de passageiros por via aérea e ônibus interestaduais no Rio de Janeiro.

A determinação, por decreto, tem como objetivo conter o avanço da Covid-19 no Estado. A medida entra em vigor no primeiro minuto do sábado. Porém, ainda depende da aprovação das agências reguladoras federais dos setores. O transporte de carga aéreo não sofrerá alteração.

Estão na lista de proibição os passageiros de origem de Estados como São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo, Bahia, Distrito Federal.

Segundo nota do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o decreto também bloqueia as pessoas de demais Estados e países em que a circulação do vírus for confirmada ou situação de emergência decretada.

“O Estado do Rio de Janeiro deverá ser comunicado com antecedência nos casos de passageiros repatriados para a adoção de medidas de isolamento e acompanhamento pela Secretaria de Estado de Saúde”, aponta a nota.

Os órgãos responsáveis por ratificar a decisão são a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A publicação determina ainda a suspensão de atracação de navio de cruzeiro de outros países ou Estados com circulação do coronavírus comprovada ou em situação de emergência decretada. Também caberá à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovar.

As proibições também atingem o transporte intermunicipal rodoviário e de passageiros por aplicativo que ligue a Região Metropolitana à cidade do Rio de Janeiro. Carros particulares, três e barcas estão liberados.