O tapa dado em Chris Rock pode custar o Oscar de melhor ator a Will Smith, que venceu o prêmio pela interpretação em “King Richard: Criando Campeãs” (2021). Uma fonte “bem posicionada” ligada à premiação, realizada na noite deste domingo (27) em Los Angeles, disse ao New York Post que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas possui diretrizes rígidas em relação a seu código de conduta.

“É basicamente um ataque. Todos ficaram chocados, foi muito desconfortável. Acho que Will não gostaria de devolver seu Oscar, mas quem sabe o que vai acontecer agora?”, disse a fonte.

+ Mulher de Will Smith e alvo da piada de Chris Rock, Jada enfrenta calvície desde 2018
+ Academia e astros se manifestam sobre tapa de Will Smith em Chris Rock no Oscar

A Academia divulgou no Twitter que “não tolera violência de nenhuma forma. Esta noite temos o prazer de celebrar nossos vencedores do 94º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo”.

O diretor e comediante Judd Apatow disse que Smith “poderia ter matado” Rock. “Eles ouviram um milhão de piadas sobre eles nas últimas três décadas. Ele perdeu a cabeça”, declarou Apatow.

O Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) disse ao New York Post que está ciente do incidente, mas, como Chris Rock não registrou uma ocorrência, não investigará o caso.