Giro

Wi-fi na Lua? Aquarian Space diz que vai lançar serviço daqui a dois anos

Crédito: Reprodução/Pixabay

A preocupação futura é comunicação entre os astronautas na Lua e as equipes na Terra, uma vez que a sua estadia será mais prolongada. (Crédito: Reprodução/Pixabay)



A NASA planeja levar os próximos astronautas à Lua em 2025, através do programa Artemis, mas deve começar os testes das funcionalidades técnicas da missão em 2024. Esta missão preliminar será tripulada, mas não tem o objetivo de alunar.

Durante estes anos de preparação tem havido uma corrida do setor espacial privado, para enriquecer os contratos dos concursos que a NASA tem lançado no fornecimento de veículos e tecnologia. A agência espacial dos Estados Unidos revelou nesta semana um segundo concurso para assegurar as viagens tripuladas à Lua, que vai fazer companhia à SpaceX.

+ Empresa desenvolve veículo para transportar carga e pessoas na Lua

Outro aspeto que tem sido relevante diz respeito à comunicação entre os astronautas na Lua e as equipes na Terra, uma vez que a sua estadia será mais prolongada. Neste campo, há startups que procuram soluções para esta e outras questões técnicas. A Aquarian Space revelou os seus planos de introduzir internet na Lua nos próximos dois anos, antecipando assim as missões tripuladas.



Vale lembrar que a NASA planeja utilizar a Lua como base de lançamento para outras missões espaciais, por isso, não se trata de uma nova visita isolada. A Aquarian Space quer assim, manter o seu serviço de comunicação entre a Terra e a Lua, apresentando a sua solução. A startup recentemente revelou um fundo de financiamento de 650 mil dólares que será utilizado para desenvolver a sua solução de conetividade. E a Lua parece ser apenas o primeiro passo naquilo que chama do primeiro serviço comercial de rede de comunicações no Sistema Solar, garantindo a sua expansão a acompanhar os planos da chegada a Marte.

O serviço da Aquarian Space, Solnet começará com o lançamento previsto do seu primeiro satélite em 2024. Um segundo satélite será enviado em 2025 para cobrir o polo sul da Lua. A empresa diz que as fabricantes de naves não vão precisar  mudar os seus designs técnicos para serem compatíveis com a sua tecnologia. Atualmente, o plano está sendo avaliado pela NASA, dentro do programa dos serviços comerciais de cargas lunares.

E essa compatibilidade com qualquer nave espacial das diferentes empresas parece ser o trunfo do seu sistema. Menos uma preocupação para a SpaceX, Blue Origin e outras empresas ligadas aos concursos da NASA. A empresa de Elon Musk, através da sua constelação Starlink, também tem soluções para conetividade espacial.


Segundo o website oficial da Aquarian Space, a sua rede espacial Solnet vai permitir enviar e receber grandes volumes de dados em streaming sem interrupções 24/7. Garante uma velocidade de 100 Mbps a partir da Lua, permitindo assim manter um fluxo constante de dados obtidos no satélite.







Tópicos

Administração Espacial Nacional da China agência espacial americana agência espacial europeia Artemis asteroide asteroide em direção a terra asteroide raspão terra asteroide vai se chocar com a terra asteroides blue origin Cabana misteriosa Cabeus chefe da nasa alienígenas CNSA colisão asteroide terra Como faço para ter imagens ao vivo via satélite? Como obter imagens de satélites? Dart é perigoso um asteroide se chocar contra a Terra? Elon Musk extinção da terra extinção dos dinossauros flex Flexible Logistics and Exploration foguete hoje foguete spacex foguete SpaceX choque com a lua foguete SpaceX lua foguete spacex pousando foguete vai se chocar com a lua internet na Lua lado escuro da lua lançamento de foguete 2021 lançamento de foguete hoje ao vivo lançamento spacex hoje lua mdefesa planetária asteroide missão artemis missão Dart missão transporter 3 Nas espaço ameaça Nas ovnis 2021 Nasa Nasa agência espacial nasa ameaças a terra nasa apocalipse nasa asteroide nasa bombardeio asteroide Nasa espaço nasa missão defesa do planeta nasa nave colide asteroide Nasa o que é? Nasa o que faz? órbita de asteroide Para que serve um foguete? Pion Labs Pion-BR1 Por que a Nasa vai usar foguete da SpaceX? programa espacial chinês Qual è a diferença entre um foguete é uma nave espacial? Qual foguete foi lançado hoje? Qual foguete foi lançado por Elon Musk? qual o foguete da SpaceX? rover chinês rover flex satélite brasileiro space x Space X foguete SpaceX spacex ao vivo SpaceX corrida espacial SpaceX Elon Musk SpaceX Falcon 9 SpaceX faz o que? Quem é o dono da SpaceX spacex foguete SpaceX o que é? tecnologias espaciais Tem como ver por satélite em tempo real? Terra teste de redirecionamento duplo de asteroides veículo flex venturi astrolab Von Kármán wifi na lua Yutu