Quando o TikTok surgiu para se tornar um dos aplicativos mais populares da internet, outras redes sociais e plataformas foram instantaneamente ameaçadas. Podemos ver isso claramente no caso do Instagram, que não apenas lançou Reels, mas também está direcionando seu conteúdo para competir. Agora, o WhatsApp seguirá a mesma estratégia.

O recurso Reels, que na verdade é um clone de como o conteúdo de vídeo curto funciona no TikTok, estará disponível em breve no WhatsApp. Lembramos que ambas as plataformas fazem parte do Facebook, comandadas pelo Mark Zuckerberg. O CEO parece cada vez mais determinado a desacelerar o avanço da rede chinesa.

+ Chefe do WhatsApp acusa Apple de boicote e acirra disputa entre gigantes da tecnologia

O Instagram já havia incorporado Stories para competir com o aplicativo da época, o Snapchat. Portanto, faz sentido para Zuckerberg continuar com essa estratégia para tentar destronar o TikTok. De acordo com a WABetaInfo, conta que compartilha novidades sobre o WhatsApp, os vídeos que são compartilhados por este aplicativo de mensagens podem ser vistos no próprio aplicativo.

Em outras palavras, podemos reproduzi-los sem ter que redirecionar para o Instagram, semelhante a como funciona o compartilhamento de um vídeo do YouTube no aplicativo. Isso tornará mais confortável e fluido compartilhar esse tipo de conteúdo pelo WhatsApp. Não só isso, mas mesmo que vejamos no WhatsApp, as visualizações vão aumentar para esse tipo de conteúdo no Instagram.

Portanto, tanto o criador do Reel quanto aqueles que o recebem e passam por este aplicativo de mensagens serão beneficiados. É claro que Mark Zuckerberg vê isso cada vez mais como uma necessidade de integrar as diferentes partes do ecossistema do Facebook entre si. Também vimos isso com os novos termos e condições do WhatsApp, que geraram um pouco de polêmica.