O WhatsApp vai deixar de suportar sistemas operacionais específicos e, consequentemente, vai deixar de funcionar em certos smartphones a partir de 2021. O aplicativo de mensagens instantâneas já revelou quais os dispositivos em que vai deixar de funcionar no ano que vem, daí que o usuário que quiser continuar a utilizar o aplicativo terá de comprar outro aparelho.

Os celulares em questão são relativamente antigos, com uma idade média de sete anos. Em outras palavras, para que o WhatsApp continue a funcionar vai precisar de um sistema operacional igual ou superior à versão 4.0.3 no Android, igual ou superior à versão 9.0 no iOS ou igual ou superior ao KaiOS 2.5.1 no Linux.

Estes são os aparelhos em que o aplicativo vai deixar de funcionar no próximo ano:

Samsung Galaxy S2
Motorola Droid Razr
LG Optimus Black
HTC Desire
iPhone 4s
iPhone 5
iPhone 5c
iPhone 5s

Não será um encerramento radical em 1 de janeiro de 2021 às 00h01 da manhã, mas sim progressivo. O que o WhatsApp diz é que vai deixar de dar suporte a esses telefones, ou seja, quaisquer bugs e problemas de segurança que sejam gerados não serão corrigidos, até que chegue uma altura em que deixa efetivamente de funcionar.

Isto também vai afetar os computadores: o WhatsApp Web vai deixar de funcionar progressivamente em 2021 no Microsoft Edge Legacy e no Internet Explorer 11. A ideia da empresa é que isso aconteça no dia 9 de março para o Edge Legacy e no dia 17 de agosto para o Explorer.