As eleições indianas são as maiores do planeta em número de eleitores – nas últimas eleições gerais do país, em 2014, 814 milhões de pessoas estavam aptas a votar. O país também é o maior mercado do planeta para o Whatsapp, onde assim como no Brasil, é uma ferramente de comunicação extremamente difundida, com 200 milhões de usuários na Índia.

O poder da ferramenta já pôde ser visto no país quando boatos espalhados via Whatsapp levaram a uma onda de linchamentos, levantando questões de controle da plataforma. Com a perspectiva das eleições gerais, o sistema começou a se movimentar para apagar perfis que realizavam compartilhamento em massa de “conteúdos problemáticos”, disse a empresa em um comunicado enviado na última quarta-feira.

Através de um sistema de inteligência artificial, a empresa controlada pelo Facebook conseguiu tirar de circulação mais de 6 milhões de usuários ao redor do planeta que estavam “floodando” – termo para envio em excesso de uma mesma mensagem ou de conteúdo similar em um curto período de tempo –  o aplicativo de mensagens.

“Esses esforços são particularmente importante durante as eleições onde alguns grupos podem tentar mandar mensagens em larga escala”, disse o Whatsapp ao comentar suas ações para as eleições na Índia. A companhia também entrou em contato com partidos políticos para explicar que suas contas poderiam ser bloqueadas caso eles abusem da plataforma.

As eleições de 2014 foram o primeiro exemplo de um pleito com uma forte campanha nas redes sociais. O vencedor naquele ano e atual presidente, Narendra Mody, é ativo na internet e conseguiu grande mobilização via rede. A expectativa é de que neste ano as ferramentas tomem uma participação ainda maior nas escolhas do povo indiano.

“Vimos como os partidos tentam chegar até as pessoas pelo Whatsapp, e em alguns casos usam o aplicativo de uma maneira que ele não foi planejado para funcionar”, explicou o porta-voz do serviço, Carl Woog, para jornalistas e Nova Déli. “Nós contactamos os partidos para explicar nossa visão de que o Whastapp não é uma plataforma de transmissão, e que não é um meio de enviar mensagens em larga escala”, completou.