O WhatsApp anunciou, nesta quinta-feira (22), que vai oferecer compras e serviços de hospedagem dentro do app. As empresas terão acesso aos serviços por meio da versão comercial do aplicativo (Business).

O consumidor poderá realizar todos os processos de compra de um produto por meio do WhatsApp, desde a escolha, passando pelos detalhes de um pedido, até chegar ao pagamento, segundo informações divulgadas pelo G1.

+ Eleições 2020 – TSE lança tira-dúvidas no WhatsApp

+ Você sabe usar o WhatsApp para o trabalho? Veja dicas aqui

Para realizar compras, os consumidores precisarão iniciar uma conversa com uma conta comercial de uma empresa que ofereça seus produtos pelo aplicativo.

O WhatsApp não revelou quando essa ferramenta estará disponível, nem se os empresários pagarão taxas ou comissões pelas transações realizadas.

Serviços de hospedagem

O WhatsApp afirmou que vai oferecer uma hospedagem em integração com o Facebook – dona do aplicativo. Com isso, as empresas que utilizam as ferramentas do Facebook terão uma opção de integração com as mensagens no WhatsApp Business, e as mensagens poderão ser armazenadas no servidor da rede social.

A novidade deve se integrar com soluções de atendimento ao cliente. A data para a disponibilização dessa ferramenta não foi revelada, no entanto, se sabe que ela será gratuita.

A companhia afirmou que irá cobrar por outros serviços que oferecem aos clientes comerciais, sem detalhar quais serão.