Os usuários do WhatsApp devem ficar atentos porque  seu aplicativo pode ser bloqueado de longe e usando apenas o seu número de telefone. De maneira remota, o invasor consegue desativar o WhatsApp do ​​seu telefone e impedir que você volte a acessá-lo. Nem mesmo a autenticação em duas etapas impede que a fraude ocorra.

De acordo com a Forbes, o golpe funciona assim: o invasor baixa o WhatsApp e insere o número do seu telefone para ativar o app em outro aparelho. Se você usar a verificação de dois fatores, isso vai impedir que ele consiga acessar o serviço. Só que após várias tentativas de login malsucedidas, o aplicativo fica bloqueado por 12 horas.

+ WhatsApp lança figurinhas em apoio à vacinação contra a covid

O pior, conforme o Olhar Digital, é que o invasor pode mandar uma mensagem para o suporte do serviço de seu próprio endereço de e-mail alegando que seu smartphone foi roubado ou perdido e ele precisa excluir a conta. E ao fornecer o número do WhatsApp da vítima como se fosse o seu, o serviço é imediatamente bloqueado e um e-mail de confirmação é enviado para o real dono da conta. Se o processo for feito várias vezes, pode levar ao congelamento parcial do serviço.

Vale destacar que, mesmo bloqueado, os dados do seu WhatsApp como conversas e contatos permanecem intactos. Além disso, a verificação em duas etapas impede que outras pessoas, por mais que tentem forçar o login, consigam acessar essas informações.

Não há registros de que o golpe, que foi descoberto pelos especialistas em segurança Luis Márquez Carpintero e Ernesto Canales Pereña e divulgado pela revista Forbes, está sendo praticado. Mas a falha foi identificada e é importante ficar atento também para essa possibilidade.