O WhatsApp pediu que os usuários atualizem o aplicativo para a sua versão mais recente como forma de se proteger de uma onda de ataque hacker divulgada nesta semana. Segundo a empresa controlada pelo Facebook, a atualização vale para usuários dos sistema iOS e Android.

“O WhatsApp incentiva as pessoas a baixar a versão mais recente do nosso aplicativo, bem como manter em dia o sistema operacional do seu telefone, para se proteger contra possíveis ataques de segurança que visam comprometer as informações armazenadas no aparelho”, disse à AFP um porta-voz da companhia.

Confira como atualizar o seu aplicativo:

Sistema iOS

– Abra a App Store e selecione atualizações.

– Selecione “WhatsApp” e Atualizar.

Sistema Android 

– Abra a Play Store e toque nas 3 linhas no canto superior esquerdo.

– Selecione “Meus aplicativos e jogos” no menu.

– Selecione “WhatsApp” e selecione Atualizar.

De acordo com reportagem publicada no Financial Times, um grupo de hackers descobriu falhas no sistema de segurança do aplicativo de mensagens e instalou programas que revelam e capturam informações dos usuários, chamados de spyware, em celulares.

Segundo a reportagem, que cita um distribuidor de spyware, a ferramenta foi desenvolvida por uma empresa com sede em Israel chamada NSO Group, acusada de ajudar governos do Oriente Médio México e outros paísesa espionar ativistas e jornalistas, informaram diversos veículos de informação internacional.

O WhatsApp não revelou o número de clientes afetados – diariamente a rede é acessada pro 1,5 bilhão de usuários -, e também informou quais os alvos dos ataques. Este é o último de uma série de polêmicas envolvendo o Facebook, que além do WhatsApp é gestor do Instagram, e a falta de segurança dos seus servidores e o vazamento de dados pessoas de usuários para empresas de pesquisa de mercado.