Giro

WhatsApp Pay: saiba como vão funcionar as transferências e pagamentos

Crédito: AFP

O WhatsApp Pay deve ficar disponível nas próximas atualizações do aplicativo (Crédito: AFP)

O Banco Central do Brasil liberou nesta semana a opção de pagamentos usando o WhatsApp, funcionalidade que estava na geladeira desde o ano passado e agora servirá como mais uma facilidade na hora de comprar algo, pagar alguém ou transferir dinheiro.

Com o WhatsApp Pay você pode realizar transferências diretamente no chat do serviço de mensagens, sem a necessidade de acessar o aplicativo do banco. Além das transferências entre amigos e familiares, o recurso também serve para o pagamento de produtos de empresas que usem o WhatsApp Business, ferramenta habilitada para quem comanda um negócio.

+ Veja como excluir contatos bloqueados no WhatsApp
+ WhatsApp: veja como silenciar as mensagens temporárias do Status

Tal qual o Pix, serviço de transferências e pagamentos instantâneos do Banco Central, o WhatsApp Pay não cobra por operação realizada e surge como mais uma opção ao DOC e TED, disponíveis nas transações bancárias com a cobrança de taxas adicionais. O WhatsApp não será responsável por gerir qualquer fundo ou conta de pagamento, mas servirá apenas como uma ponte segura entre as instituições financeiras.

Como a funcionalidade foi liberada pelo BC nesta semana, a nova atualização com o recurso de pagamentos online deve sair nos próximos dias. Para habilitar o serviço, o usuário precisará cadastrar uma senha PIN, com uma sequência numérica, que será solicitada sempre que uma transação acontecer. Essa é uma forma de proteger seu dinheiro e evitar transferências ilegais.

Neste primeiro momento, apenas cartões de débito estarão habilitados para transferências comuns, enquanto os cartões de crédito estarão disponíveis para pagamentos a estabelecimentos com conta no WhatsApp Business. Os bancos que estão liberados nesta primeira fase são:

– Banco do Brasil (Visa);

– Nubank (Mastercard);

– Sicredi (Mastercard e Visa);

– Woop (Visa).

Com a atualização incluindo a nova ferramenta de pagamentos, você poderá cadastrar um cartão procurando pela opção “Pagamento” na seção de configurações do app. O processo de cadastro será o mesmo de outros sites e marketplaces normais.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel