O Banco Central (BC) determinou que a Visa e Mastercard suspendam o início das atividades ou cessem imediatamente a utilização do WhatsApp para iniciação de pagamentos e transferências.

Por meio de nota, a autoridade monetária garantiu que “a motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”.

+ PayPal abandona projeto de criptomoeda do Facebook
+ Facebook etiqueta publicações de mídia controlada por Estados

As transações e pagamentos seriam realizadas por meio do Facebook Pay. No começo, os usuários poderiam utilizar cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Todos os pagamentos serão processados pela Cielo.

Em um segundo momento, a ideia do Facebook, dono do WhatsApp, era receber mais participantes.

Segundo o BC, a suspensão permitirá que a autoridade avalie “eventuais riscos para o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)”.

Além disso, destacou que “o eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do Regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados”.