O WhatsApp está testando em um pequeno grupo de usuários a ferramenta de transferência de dinheiro entre pessoas no Brasil. A ideia é liberar o WhatsApp Pay aos poucos e turbinar o mercado de pagamentos e transferências nacionais.

O Brasil é o segundo País a receber a ferramenta no mundo – a Índia foi o primeiro. Há pouco mais de um ano o Banco Central havia barrado o lançamento da ferramenta, mas liberou a utilização do serviço de pagamentos digitais.

+ Serviços operam 13,6% abaixo do pico registrado em novembro de 2014, diz IBGE

Com a liberação aos poucos, o WhatsApp vai fazer um esquema de convites para que mais usuários sejam cadastrados no serviço. Quem começa a usar, pode enviar um convite para um novo usuário.

Segundo informações divulgadas pela companhia, os 120 milhões de usuários do WhatsApp no ​​Brasil podem enviar entre si até R$ 5 mil por mês por meio do serviço gratuito de mensagens. O teto de transferências não pode superar R$ 1 mil por operação, nem ultrapassar 20 transferências por dia.

Para realizar as transferências basta cadastrar um cartão de débito ou pré-pago com as bandeiras Visa ou Mastercard.

Nos próximos meses o Banco Central deve liberar a possibilidade de pagamentos com lojistas e a expectativa é de que essa ferramenta seja paga.