A disputa geopolítica envolvendo o governo de Donald Trump e a China ganhou mais um episódio, agora envolvendo uma das maiores empresas de tecnologia da China, o Ant Group, que decidiu realizar duas ofertas públicas iniciais (IPO) na China ao invés de ir para Wall Street.

Controlada pelo Alibaba, um dos principais grupos varejistas do mercado chinês e, por consequência, do mundo, o Ant Group anunciou nesta segunda-feira (20) que está planejando um IPO em Hong Kong e outro no Star Market de Xangai, a versão chinesa da Nasdaq, segundo a CNN.

+ Fundador do Alibaba vendeu bilhões de dólares em ações
+ China responde ameaças de Trump sobre ‘repressão’ em Hong Kong
+ CEO do Alibaba perde posição entre os mais ricos da China para desenvolvedor de games

A companhia possui o Alipay, um dos aplicativos de pagamento mais populares da China e oferece serviços financeiros online, como empréstimos, investimentos e sistemas de pontuação de crédito.

Estima-se que o valor de mercado da empresa seja de aproximadamente US$ 150 bilhões e que pouco mais de 50% do mercado de pagamentos chinês esteja sob o comando da empresa.

Para se ter uma ideia do impacto que o Alibaba causou no mercado norte-americano em 2014, foram levantados mais de US$ 25 bilhões na estreia em Wall Street, representando até o hoje o posto de segundo maior IPO do mundo.

Um dos atrativos do mercado chinês é que as empresas de tecnologia podem abrir-se para o mercado sem que os fundadores percam o controle delas. Em 2014 esse mecanismo ainda não existia no gigante asiático, por isso o fundador do Alibaba, Jack Ma, preferiu levar as ações de sua empresa para os Estados Unidos.