(Reuters) – Os principais índices de Wall Street caíam mais de 1% nesta sexta-feira, com preocupações sobre a intensificação da guerra na Ucrânia ofuscando dados que mostraram aceleração no crescimento do emprego norte-americano no mês passado.

Às 12:56 (de Brasília), o índice S&P 500 perdia 1,46%, a 4.299,57 pontos, enquanto o Dow Jones caía 1,45%, a 33.303,28 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 1,88%, a 13.283,49 pontos.

Dez dos 11 principais setores do S&P caíam, com o financeiro na ponta negativa. Bank of America cedia 3,0%, e o índice mais amplo para bancos recuava 2,9%, acompanhando declínio nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA.

As ações em todo o mundo tinham perdas, e ativos considerados portos seguros eram demandados, após forças de invasão russas tomarem a maior usina nuclear da Europa, no que Washington classificou de ataque imprudente que ameaçava gerar uma catástrofe.

Nos EUA, o relatório de emprego divulgado pelo Departamento do Trabalho mostrou abertura líquida de 678 mil postos (fora do setor agrícola) no mês passado, com a taxa de desocupação em queda para 3,8%, a menor desde fevereiro de 2020.

“O forte relatório de empregos de hoje provavelmente será ofuscado pelos eventos na Ucrânia, que estão causando aversão a risco e uma fuga para a segurança”, disse Chris Zaccarelli, diretor de investimentos da Independent Advisor Alliance.

A crise, no entanto, impulsionava as ações de energia, já que os preços do petróleo subiram devido às sanções ocidentais contra a Rússia, um grande produtor da commodity.

O setor de energia do S&P 500 subia 1,2%, a caminho de fechar a semana com ganhos de mais de 7%.

O aumento dos preços das commodities, estimulado pelas sanções, tem intensificado receios de inflação ainda mais alta, o que poderia levar o Federal Reserve a subir as taxas de juros agressivamente.

(Por Devik Jain e Sabahatjahan Contractor)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI230SC-BASEIMAGE