A Volkswagen iniciou oficialmente as vendas do e-up!, o primeiro modelo 100% elétrico da marca a chegar à América do Sul.

O país escolhido para iniciar o caminho da eletrificação da marca foi o Uruguai. “Após um ano de rigorosos estudos e testes, iniciamos as vendas do e-up! em um país que tem infraestrutura para garantir o sucesso de nossa estratégia”, disse Thomas Owsianski, vice-presidente de vendas e marketing da região SAM, em nota.

+ Land Rover Defender recebe edição especial de 70 anos

O e-up! que chega ao Uruguai é produzido na fábrica da Volkswagen em Zwickau, na Alemanha. O modelo tem uma autonomia aproximada de 260 km, ideal para as necessidades de um veículo urbano. Parte da eficiência do e-up! se deve ao baixo peso do veículo, que é de apenas 1.160kg.

O sistema de propulsão do compacto é 100% elétrico e entrega até 61 kW (83 cv) de potência, com torque instantâneo de 212 Nm (21,7 kgfm). O e-up! atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e em 11,9 segundos atinge a aceleração de 0 a 100 km/h.

Vem para o Brasil?

Enquanto a versão à combustão do up! deixou de ser vendida aqui no Brasil no início do ano, a chegada do modelo elétrico não é confirmada pela Volkswagen. Mas o lançamento de elétricos “de entrada” ao país, como o Renault Kwid E-Tech e o Cherry iCar, deixa aberta a possibilidade da marca alemã marcar presença neste segmento.

Contra o nosso país ainda está o fato do número de estações de recarga para os modelos elétricos ainda serem bem baixos em comparação ao próprio Uruguai, por exemplo.