A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (23) que começou a produzir o SUV Taos na Argentina. Do país vizinho, o modelo será exportado para toda a região do Mercosul. No Brasil, a previsão é que o SUV comece a chegar a partir do mês que vem. Ainda não foi divulgado o preço do novo veículo.

“Ver esse projeto concretizado, que contou muitos anos de negociações e desenvolvimento, é uma fonte muito grande de orgulho para toda a Volkswagen. Hoje não apenas adicionamos um novo produto à linha de produção nacional, mas demonstramos que nossas plantas enfrentam os desafios globais exigidos pelo grupo. Isso é resultado do esforço e comprometimento de todos os nossos colaboradores em conjunto com os representantes dos trabalhadores e o governo”, afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

+ VW começa a produzir Taos no México e SUV chega ao Brasil em maio

Segundo a Volkswagen Taos é um novo modelo – após 10 anos – a sair da linha de produção da fábrica em Pacheco. Vale lembrar que a picape Amarok também é produzida lá. O SUV será equipado com VW Play, terá motor 250 TSI de quatro cilindros, turbo, injeção direta de combustível e que desenvolve 25,5 kgfm (250 Nm) de torque e 150 cv (110 kW) de potência. Além disso, terá ainda faróis com tecnologia IQ. Light com Assistente Dinâmico e Luz de Conversão Dinâmica, ACC, AEB e Detector de Ponto Cego e de Tráfego Traseiro.

O novo modelo contou com o investimento de US$ 650 milhões para o centro industrial de Pacheco, com o objetivo de modernizar a tecnologia e a infraestrutura de suas fábricas de produção, a implementação da nova plataforma global MQB A e uma nova fábrica de tintas com tecnologia exclusiva baseada em água no país que permite uma economia significativa de água e energia, além de seus baixos níveis de emissão de partículas (700 vezes abaixo do que a lei exige).

Com o Taos, a Volkswagen completará uma série de novos modelos como Nivus, T-Cross, Tiguan e Touareg, na América Latina sob a estratégia “Ofensiva SUV”. Com essa nova estratégia modular, a empresa garante a sustentabilidade do negócio no país, podendo incorporar mais modelos à fabricação local no futuro.

Esse investimento está alinhado com a estratégia do Grupo Volkswagen, que tem como um de seus principais objetivos aumentar a oferta de SUV do grupo no mundo, juntamente com um processo de regionalização da marca Volkswagen, que visa estar mais próximo de seus clientes nos diferentes mercados a cada dia.