Giro

Vulcão entra em alerta e pode causar tsunami no litoral do Brasil

Crédito: Divulgação / Pevolca

A população deve se prevenir e ficar atenta as mudanças (Crédito: Divulgação / Pevolca)

Um vulcão localizado na ilha La Palma, na costa do continente africano, pode provocar um tsunami capaz de atingir as Américas, com maior impacto no Norte e Nordesde do Brasil. A informação de alerta é do portal MetSul Meteorologia.

O Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca) elevou o nível de alerta de verde para amarelo. A população deve se prevenir e ficar atenta as mudanças.

O vulcão batizado de Cumbre Vieja está adormecido há décadas e começou a dar sinais de atividade moderada nos últimos dias. O Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias, Involcán, descreveu o movimento como uma mudança significativa no vulcão, ligada ao fenômeno conhecido como intrusão magmática, um processo que ocorre dentro da crosta terrestre em que o magma se aproxima da superfície.

Desmatamento altera regime de chuvas e impacta agricultura e exportações brasileiras, mostra estudo



De acordo com a meteorologia, somente em caso de grande erupção, um tsunami afetaria as áreas costeiras banhadas pelo Oceano Atlântico, o que inclui todo o litoral do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Amapá. Por isso, pesquisadores estão sempre alertas no vulcão de Las Palmas.

“Toda a população costeira deve ser conscientizada, em especial do Norte e Nordeste do Brasil, pois seriam os principais afetados, e assim evitaríamos danos pessoais. Estudos mais recentes dizem que as chances de ocorrência são remotas e longínquas, no entanto, o estabelecimento de sistemas de alarme que possibilitam a evacuação de áreas é justificável quando se trata de vidas humanas”, explicou o geólogo Mauro Gustavo Reese Filho ao MetSul.

O pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (UFC), Carlos Teixeira, disse ao portal Uol que o vulcão pode vir a ter uma erupção e que a possibilidade de Tsunami é mínima, mas é uma possibilidade.

Carlos Teixeira disse que não é preciso se preocupar no momento. “Se essa possibilidade de erupção ocorrer, não significa que vai ser explosiva. Se for, não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros, pode chegar aqui bem menor”, explicou o pesquisador.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km