O grupo Volvo e a Daimler (controladora da Mercedes-Benz) anunciaram a criação de uma joint venture que se concentrará no desenvolvimento, produção e comercialização de um sistema de células de combustível em larga escala para veículos de carga.

Segundo o site Motorpasion, a nova empresa será controlada igualmente em 50% pelos dois fabricantes.

+ Angra recebe módulos para armazenar combustível nuclear usado
+ A ofensiva antifóssil da Volvo
+ Daimler amplia lucro, receita e Ebit no 3º trimestre

A Daimler passou anos desenvolvendo essa tecnologia por meio de sua subsidiária Mercedes-Benz Fuel Cell e reunirá todas as atividades relacionadas ao desenvolvimento de células de combustíveis. Já a Volvo compra parte do negócio desembolsando 600 milhões de euros.

O comunicado das empresas, no entanto, sustenta que a Daimler Truck e o Volvo Group “continuarão a ser concorrentes em todas as outras áreas comerciais”.

A aliança tem por objetivo “reduzir os custos de desenvolvimento para as empresas e acelerar o lançamento do mercado de sistemas de células de combustível em produtos para o transporte pesado e operações exigentes de longa distância”. Com isso, ambas caminham para garantir os protocolos do “Acordo Verde Europeu” e reduzirem a produção de poluentes na atmosfera.