A Gafisa reduzirá o volume de lançamentos imobiliários em 2017 frente a 2016, segundo antecipou o diretor presidente da incorporadora, Sandro Gamba. No último ano, os projetos da companhia totalizaram R$ 920 milhões em valor geral de vendas (VGV). Neste ano, os lançamentos chegaram a R$ 464 milhões, sendo que todos os três empreendimentos do ano foram anunciados no terceiro trimestre.

“O volume de lançamentos deste ano será menor do que no ano anterior. Vamos lançar novos projetos no quatro trimestre, mas não no mesmo volume do terceiro trimestre”, disse nesta sexta-feira, 10, o executivo, durante teleconferência com investidores e analistas.

Na sua avaliação, há sinais de melhora nos principais indicadores macroeconômicos, o que tende a ajudar o reaquecimento gradual do mercado imobiliário. No entanto, o cenário ainda inspira cautela, de modo que a companhia estará mais concentrada na venda dos estoques.

Para 2018, Gamba disse que já tem praticamente todos os terrenos para os novos projetos. “Uma parte está em processo de aprovação e outra parte já está aprovada. Estamos estruturando as vendas para colocar esses projetos no primeiro semestre”, comentou. A tendência é de concentração dos lançamentos em São Paulo, mercado que está mais atrativo do que o Rio de Janeiro, outra praça onde a Gafisa atua.

O executivo disse também esperar uma melhora gradual das margens, uma vez que os novos projetos têm rentabilidade maior e estão menos suscetíveis aos efeitos dos distratos. “O pior dos distratos já passou”, avaliou o diretor presidente da incorporadora.