A Volkswagen e a empresa de blockchain One Percent fizeram uma parceria e lançaram, nesta segunda-feira (11), o Digital Garage VW, plataforma de token não fungível (NFT) da montadora.

O Digital Garage VW foi desenvolvido para armazenar, trocar e comercializar itens digitais, além de trazer conteúdos de carros da Volkswagen e produtos colecionáveis de modelos icônicos da marca.

“Os fãs do mercado automotivo podem colecionar os itens, formando, literalmente, uma garagem digital. O público encontrará, de início, duas coleções. Uma delas é a GT Collection, com 23 modelos GT Series. A outra é a Pen&Paper, que reúne 45 sketches de modelos consagrados. Os cards têm três níveis de raridade: hero (cerca de 80% das imagens disponíveis), premium (aproximadamente 15% dos colecionáveis) e legend (menos de 5%)”, explica nota da One Percent.

Segundo a startup, os NFTs são desenvolvidos pelo VW Design Studio e disponibilizados em pacotes com três opções aleatórias, mas haverá a opção de pacote especial com cinco cards, com chance de aquisição de itens raros.

Venda de cimento no Brasil fica praticamente estável em março

Quem comprar os NFTs passa a ter a propriedade original de uma obra exclusiva. A arte e os metadados, ou seja, as informações que descrevem o que o ativo digital representa, ficarão armazenados em IPFS, serviço que permite o proprietário acessar seu ativo.

“Neste primeiro momento, serão oferecidos itens 100% digitais, mas há a previsão de implementar nas próximas coleções experiências e itens físicos associados às NFTs da marca. A OnePercent ainda vai implementar um novo modelo de vendas a partir de leilões de itens únicos e desenvolvidos pela VW especialmente com essa finalidade. O Digital Garage VW deve oferecer, no futuro, um marketplace que permitirá revender os cards (atuais ou de coleções encerradas), doar ou presentear outras pessoas dentro da plataforma”, explica a One Percent.

A plataforma possibilita pagamentos por meio de cartão de crédito, pix e em criptomoeda. “É uma nova experiência para os fãs da marca interagirem utilizando a tecnologia dos NFTs e tudo o que ela proporciona. Somando as duas coleções, estamos lançando mais de 60 cards digitais representando modelos consagrados e ícones da Volkswagen”, afirma Ciro Possobom, COO da Volkswagen Brasil e vice-presidente de Finanças e Tecnologia da Informação.