A Volkswagen iniciou os testes dos seus primeiros carros autônomos, nas ruas de Hamburgo, na Alemanha. O desempenho dos cinco e-Golfs está sendo acompanhado pelos pesquisadores em um trecho de três quilômetros da cidade. Segundo a montadora, cada carro elétrico tem o poder de processamento de “15 laptops” instalados no porta-malas.

Os carros são equipados com scanners a laser, radares, sensores ultrassônicos e câmeras. Apesar de automatizados, cada veículo possui um motorista para monitorar a experiência e assumir o controle em caso de emergência.

A tecnologia coleta dado de tudo que ocorre ao redor e no interior do veículo, como a presença de ciclistas, pedestres ou outros carros, informou a montadora alemã. “Os testes são centrados nas possibilidades técnicas, bem como nos requisitos de infraestrutura urbana”, disse o chefe de pesquisa da Volkswagen, Axel Heinrich.

A montadora projeta ampliar a área de testes para nove quilômetros até o fim de 2020. Para isso, a Volkswagen está projetando com o governo local uma série de modificações em infraestrutura para melhorar o desempenho dos carros autônomos.

“Os veículos não apenas precisam se tornar autônomos e mais inteligentes, as cidades também devem fornecer um ecossistema digital que permita aos carros se comunicarem com semáforos e sistemas de gerenciamento de tráfego”, disse Heinrich.