O novo modelo ID.7 que chega para substituir o Passat foi apresentado oficialmente pela Volkswagen nesta segunda-feira (17). O sedã elétrico será o novo modelo top de linha da família ID. O veículo chega com o mais novo motor elétrico da VW instalado no eixo traseiro e o trem de força avançado promete gastar 50% menos energia.

Segundo as informações da montadora alemã, o carro chega ao mercado a partir do segundo semestre deste ano. A Volkswagen venderá apenas carros totalmente elétricos na Europa a partir da próxima década: com isso, os atuais modelos com motor a combustão sairão de linha, inclusive o Passat, um dos produtos mais emblemáticos da empresa.

+ Transição para carros elétricos na China, liderada pela BYD, deixa marcas globais para trás

+ Veja os carros 100% elétricos e híbridos mais vendidos no Brasil

Além do sistema de propulsão totalmente elétrico, o sucessor do Passat terá tecnologias de direção autônoma. O ID.7 será capaz de realizar mudanças de faixa em grandes estradas com velocidades acima de 90km/h, além de diversos tipos de manobras de estacionamento, com função de memória para distâncias de até 50 metros.

A empresa classifica a novidade como o “primeiro modelo elétrico global da marca para o segmento de sedãs de luxo”, exatamente o segmento de mercado ocupado pelo Passat. O ID.7 é um veículo elétrico de porte médio, com 4,96 metros de comprimento, 1,8 metros de largura e distância entre-eixos de 2,9 metros. O seu visual agrega um estilo cupê, que contribui para um coeficiente aerodinâmico de 0,23.

A capacidade de carga no porta-malas é de 532 litros, mas pode ser triplicada com o banco traseiro rebatido. O comprador poderá escolher entre duas versões: a Pro, com bateria de 82 kWh, e a Pro S, com bateria de 91 kWh. A potência de ambos é a mesma, 285 cavalos. O que também muda entre as versões é a autonomia, de 615 km na Pro e 700 km na Pro S. O sistema de carregamento DC também é mais modesto na versão de entrada, 170 kW contra 200 kW.

O ID.7 é um dos dez novos carros elétricos que a Volkswagen promete lançar até 2026. Só neste ano, foram apresentados, além dele, o novo ID.3 e o ID. Buzz long wheel-base.