A imprensa especializada dá como certo o fim da produção do Volkswagen Fox e já cravam até data: outubro deste ano. Um dos modelos mais populares e veteranos da fabricante alemã, com quase 20 anos no mercado, sairia de linha sairia de linha no mês que vem. A descontinuidade do Fox pode dar mais espaço à montagem ao T-Cross, terceiro SUV compacto mais vendido do País.

A montadora não confirma a informação. No entanto, segundo a Auto Esporte, vendedores de pelo menos cinco concessionárias pelo País dizem que não é mais possível encomendar o modelo.

+ Começa venda do modelo 2022 do Volkswagen Fox

A substituição por novas linhas e modelos é algo comum dentro da indústria automotiva. Apesar disso, muitas pessoas têm dúvidas se comprar um modelo que vai ser descontinuado é uma boa opção. A resposta não é simples e depende de uma série de fatores.

Segundo especialistas, o lado bom é que um carro que vai sair da linha de produção pode ter um preço mais atrativo para o consumidor. Por outro lado, ele também vai ter uma desvalorização maior do que outros modelos.

Sendo assim, se você pensa em ficar um bom tempo com o veículo, a compra de um automóvel que vai parar de ser produzido pode ser uma boa opção, já que você terá mais tempo para diluir a desvalorização. Porém, se a intenção é trocar de carro em pouco tempo fique atento porque você pode ter prejuízo. A estimativa é que um carro novo tenha desvalorização de até 15% no primeiro ano. Já o modelo que saiu de linha desvaloriza até 22%.

Um dos principais pontos negativos para quem tem um carro que vai sair de linha é o acesso a peças, que pode se tornar mais difícil e até mais caro. Essa situação também contribui para a desvalorização do modelo.

Vale destacar que a legislação determina que as fabricantes mantenham a linha de produção das peças por até dez anos após a interrupção de fabricação da produção de um determinado modelo.