Por Jan Schwartz e Emma-Victoria Farr

HAMBURGO/FRANKFURT (Reuters) – A alta administração da Volkswagen se reunirá ainda nesta segunda-feira para decidir se deve prosseguir com a tão esperada listagem da Porsche, uma vez que a escalada em um impasse energético entre a Rússia e a Europa causou grande turbulência nos mercados acionários.

A Volkswagen publicará no final de setembro ou início de outubro um documento com a intenção de realizar uma oferta pública inicial (IPO) da Porsche, assumindo que seu conselho supervisor dê o sinal positivo em uma reunião nesta segunda-feira.

Mas a montadora pode encurtar ou estender o período de quatro semanas para os potenciais compradores das ações manifestarem interesse, ou desistir de seus planos, caso os investidores não expressem entusiasmo suficiente pela listagem, disseram duas fontes próximas às negociações.

“Seria o aval técnico, nada mais”, disse uma das fontes sobre uma decisão do conselho favorável à listagem. “Está abrindo caminho, mas isso não garante que o sino soará no final”, disse, em referência a uma tradição em IPOs pelo mundo.

Se os investidores avaliarem a marca icônica de carros esportivos no topo das estimativas atuais, que variam entre 60 e 85 bilhões de euros, o IPO pode ser o maior da história da Alemanha e o maior da Europa desde 1999, segundo dados da Refinitiv.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI840J4-BASEIMAGE