O CEO da Volkswagen na América Latina, Pablo Di Si, confirmou que novidades podem ser anunciadas em “diversos segmentos” em breve. Entre elas estaria a Tarok, ameaça à Toro, para 2022.

A Tarok seria uma importante novidade na linha de utilitários da marca, que atualmente conta com a Saveiro e a Amarok, que ganhou a motorização V6 de 258 cv, mas já pede por uma nova geração. Além disso, a Tarok representaria uma real ameaça à Fiat Toro. Desde seu lançamento, realizado em 2016, a picape de porte intermediário reina no segmento que conta ainda com a Renault Duster Oroch.

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Caso realmente seja produzida, a Tarok terá estilo bem parecido com o do Taos, que estreia no Brasil no segundo trimestre do próximo ano. Na frente, a grade dianteira com um filete de LEDs exibida no carro-conceito deve ser preservada, ainda que com visual mais comedido. Na traseira as mudanças não seriam tão significativas em relação ao estudo de estilo revelado no último Salão de SP.

A Tarok tem 4,91 metros de comprimento (mesma medida da Toro), 1,83 m de largura (1 cm a menos), 1,67 m de altura (6 cm mais baixa) e 2,99 m de entre-eixos (mesma distância da picape da Fiat). Porém, o grande diferencial da Tarok conceitual está na caçamba

Um prático sistema de rebatimento do banco traseiro amplia o comprimento da caçamba, que passa de 1,20 metro para 1,86 metro com a tampa fechada e 2,77 metros com a caçamba aberta. Este recurso ainda é inédito nas picapes vendidas no país. Bom lembrar que o compartimento de carga da Toro possui 1,33 metro de comprimento, 1,36 metro de largura e 59 cm de altura – a Tarok tem 1,09 metro de largura e 60 cm de altura.

O conceito exibido no evento de dois anos atrás tinha o conhecido motor 1.4 TSI, que entrega até 150 cv com etanol. Caso a Tarok seja produzida, são grandes as chances desta motorização equipar as versões mais baratas. A transmissão seria automática de seis marchas. Especula-se que a picape também poderia receber uma versão recalibrada do motor 2.0 TSI, que hoje rende 230 cv em modelos como o Tiguan Allspace R-Line. Na Tarok, porém, a cavalaria seria um pouco menor.