Com o crescimento do home office por conta da pandemia de coronavírus, diversas empresas estão usando aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, para se comunicar com as suas equipes. Você sabe como usar esses grupos? Confira abaixo algumas dicas.

Segurança

O especialista em empregabilidade Rogério Bragherolli disse, ao G1, que um dos cuidados essenciais sobre o uso do aplicativo é a segurança nos dados compartilhados. Como o WhatsApp não é uma ferramenta corporativa, compartilhar planilhas e documentos importantes pode ser perigoso. 

+ Mais de 15 mil pessoas têm WhatsApp clonado por dia no Brasil
+ Home office dentro de roda-gigante? Em Tóquio tem.

O ideal, segundo o especialista, é manter a ferramenta segura por meio de senha e compartilhar esse tipo de arquivo por e-mails e sistemas de mensagens corporativos, que conseguem rastrear o que é divulgado e verificar possível mau uso pelos funcionários.

Comunicação

Outro ponto destacado por Bragherolli é a transparência na comunicação. Ele ressalta que é importante ter objetividade e educação. A conduta deve ser estritamente profissional sem palavrões e comentários desnecessários ou paralelos. Também não é indicado compartilhar fotos, discussões políticas e religiosas.

O especialista diz ainda que falar de amenidades, como contar que adotou um animal de estimação ou planos para o final de semana podem ser um quebra gelo no grupo. Também é possível combinar happy hour ou desejar feliz aniversário.